Seja o primeiro a compartilhar

6 plantas repelentes naturais de mosquitos para ter em casa

Além de deixar o ambiente mais bonito e agradável, oferecer seu perfume, servir na gastronomia e ser preponderante na produção do oxigênio que respiramos, as plantas podem ser grandes aliadas para repelir mosquitos.

E nem precisa ser um jardim grande, basta um pequeno vaso com a muda de uma planta específica colocada em um local estratégico. Para saber mais a respeito, separamos uma lista com seis plantas de fácil acesso, que além de repelentes naturais possuem outros usos interessantes. Confira.

1. Manjericão

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Nada como uma bela pizza margherita, ou uma massa ao pesto, certo? Isso, ao menos, se você for adepto do uso de manjericão na gastronomia. Contudo, ainda que não seja muito fã dessa erva tão usada na culinária italiana, saiba que ela é um repelente natural de mosquito.

Sim, de acordo com Matteo Grader, especialista em controle de pragas da Panther Pest Control, o cheiro forte do manjericão é um grande aliado no combate à presença de mosquitos. Em artigo no Reader's Digest, o próprio Grader deu a receita de um produto natural à base da planta que não prejudica seu pequeno jardim e afasta os insetos incômodos.

2. Alecrim

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Outra plantinha utilizada como tempero no preparo das mais belas iguarias gastronômicas, o alecrim é craque, também, em repelir a presença de mosquitos. Tal qual o manjericão, o alecrim afasta insetos em virtude de seu cheiro forte e característico.

É possível até mesmo esfregar alguns ramos em partes de seu corpo que fiquem expostas, quando estiver em uma região com a presença de mosquitos. Isso ajudará a mantê-los afastados. Se possuir gatos, tome cuidado, pois eles também se incomodam com o cheiro da erva.

3. Erva-cidreira

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O citronelal é um composto químico presente na erva-cidreira. Ele possui um efeito semelhante ao da citronela, e atua como repelente natural de mosquitos. O próprio aroma que emana da erva-cidreira é incômodo para os insetos.

De todo modo, é necessário ter cautela ao plantá-la, já que é uma erva de propriedades invasivas. Outro detalhe a se ficar atento, é que ela, ainda que afaste mosquitos, atrai abelhas melíferas por conta, justamente, de seu cheiro.

4. Citronela

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Chegamos à citronela, a planta cheia de citronelal, muito eficaz em repelir mosquitos (como dissemos no item anterior desta lista) e cujas propriedades químicas costumam ser utilizadas em produtos de limpeza.

Pois é, isso ocorre porque seus óleos essenciais têm um cheiro muito forte, que usado na medida certa é capaz de conferir um aroma agradável ao ambiente e, de quebra, repelir mosquitos. É super fácil de ser cultivada, prosperando em diferentes climas e solos.

5. Hortelã

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Hortelã, tão utilizada em sucos, chás e chicletes é, ainda por cima, uma grande aliada no combate à presença de mosquitos, moscas e formigas. Seu aroma costuma perturbas esses insetos, que optam por se afastar.

Além de manter vasos com a planta dentro de casa, você pode retirar algumas folhas dela, secá-las e utilizá-las em espaços da casa que deseje manter livres de pragas. Caso a plante em um jardim aberto, faça isso em uma região acessível, de modo a conseguir pegar seus ramos com facilidade. Hortelã também vai bem no mojito. Fica a dica.

6. Lavanda

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Flor muito usada em perfumes e produtos de limpeza, a lavanda é considerada uma das melhores plantas repelentes de mosquitos. O aroma que consideramos agradável é detestado pelos insetos, especialmente porque seu perfume calmante difere bastante do cheiro forte de dióxido de carbono que atrai as fêmeas de mosquitos.

Caso não encontre uma muda para cultivar a lavanda, você pode usar gotas de seu óleo essencial para criar um repelente natural. Basta colocar algumas gotas em seus pulsos ou tornozelos. Ah, de quebra, essa flor é excelente em afastas moscas e combater traças, inclusive as que atacam os livros.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.