Quando as galinhas começaram a ser domesticadas?

15/06/2022 às 08:001 min de leitura

Ver galinhas convivendo entre humanos se tornou algo até comum para muitas pessoas. Até algum tempo atrás, acreditava-se que essa convivência havia se iniciado há 10 mil anos no Sudeste Asiático e na Índia, mas pesquisas recentes indicam que isso foi mais "recente" do que muitos imaginavam.

Segundo um estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido, da União Europeia e da Argentina, a domesticação das galinhas começou há cerca de 3.500 anos, durante a chegada do cultivo de arroz ao sudeste asiático.

Para os autores da pesquisa, o início da domesticação das galinhas nessas regiões da Ásia faz sentido pelo fato de seu ancestral, a galinha-vermelha-da-selva (conhecida cientificamente como Gallus gallus), viver por lá. O cultivo do arroz, inclusive, teria sido o que atraiu os animais para a região.

Dessa forma, humanos e galinhas passaram a conviver de maneira harmoniosa desde então, iniciando um relacionamento que acabou se expandindo para outras regiões do mundo com o passar do tempo. Vale lembrar, por exemplo, que as rotas marítimas ajudaram bastante nesse processo, transportando os animais para outras regiões da Ásia, Oceania, Europa e África.

Domesticação das galinhas teria começado a 3500 anos no Sudeste Asiático, e houve até um tempo em que eram consideradas sagradas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Domesticação das galinhas teria começado a 3500 anos no Sudeste Asiático, e houve até um tempo em que eram consideradas sagradas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quase divindades

Curiosamente, houve um período da história em que galinhas eram consideradas animais sagrados, sendo inclusive enterradas após suas mortes (abater uma ave dessas era algo que estava fora de cogitação). Outra tradição antiga era a de enterrar homens com galos e mulheres com galinhas.

Outro ponto válido de nota é que comer galinhas não é um hábito tão antigo assim. Há indícios de que tal prática começou durante o Império Romano, quando o consumo de frango e ovos passou a ser mais difundido entre as pessoas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: