Seja o primeiro a compartilhar

Por que os seres humanos têm dentes caninos?

Você sabia que um ser humano adulto tem entre 28 e 32 dentes que servem para as mais diversas funções. Alguns foram projetados para morder e rasgar, agarrar, e outros (como os molares) para triturar e mastigar.

Os dentes do siso, ou terceiros molares, por exemplo, são um resquício das dietas grosseiras e fibrosas de nossos ancestrais, algo que exigia um intenso processo de mastigação.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora você possa imaginar que os dentes dos quais queremos falar hoje, os caninos, sejam mais adequados a boca de animais, como ursos, leões e tigres, já que existe a crença de que eles servem para segurar e rasgar alimentos, a verdade é que nossos ancestrais precisavam deles para uma coisa bem diferente.

Um pouco sobre os dentes caninos

Nós temos quatro dentes caninos: são dois na parte superior da boca e dois na inferior. Esses dentes com superfície pontiaguda e afiada estão próximos dos arcos dentários, entre os pré-molares e incisivos.

Normalmente, os caninos temporários costumam aparecer entre 16 e 23 meses após o nascimento. Já os caninos adultos que vão substituí-los surgem entre os 9 e 12 anos.

A evolução e os dentes caninos

Com a evolução, os nossos caninos ficaram bem menores do que eram a milhares de anos atrás.

Apesar de tudo o que já o sabemos, os cientistas ainda estão tentando descobrir porque esses dentes nos humanos atuais são tão pequenos em relação a outros animais primatas.

Uma das explicações é que isso pode ser possivelmente uma resposta as mudanças de dieta de nossos ancestrais

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Afinal, ao longo de milhares de anos de evolução mudamos não somente nossa comida, mas a maneira como comemos mudou muito. Por exemplo, deixamos de rasgar carne crua nos dentes quando aprendemos técnicas mais aprimoradas de preparo, como usar o fogo para assar a caça.

A outra explicação tem a ver com os gorilas, nossos parentes próximos. 

Você já deve ter notado que eles comem muitas cascas duras e galhos, o que requer dentes muitos resistentes, especialmente os molares para triturar o alimento. 

Logo, os longos e afiados dentes caninos que eles exibem quando abrem a boca não servem para rasgar ou segurar alimentos.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os dentes caninos dos gorilas funcionam mais como uma arma. Veja bem, esses animais precisam proteger a si mesmos, as fêmeas e seus territórios de possíveis invasores e outros gorilas concorrentes.

Os gorilas modernos, ao contrário do que aconteceu com os seres humanos, continuam compartilhando essa característica com nossos ancestrais em comum.

Nós, por outro lado, em algum momento da trajetória evolutiva, deixamos de precisar lutar pelas fêmeas ou usar os dentes para nos defender. 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mas uma coisa é certa, nossos ancestrais deram um jeito de conquistar as fêmeas com outras habilidades e características, só falta agora descobrirmos quais foram.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.