Por que a areia desta praia se parece com pipoca?

27/06/2022 às 09:022 min de leitura

Ao redor do mundo podemos encontrar praias incomuns que mais parecem cenários de filmes de ficção ou uma obra de arte de um excelente pintor, mas que são apenas o resultado de fenômenos incríveis da Mãe Natureza. A Popcorn Beach ou Popcorn Bay é uma dessas praias.

Situada na cidade de Corralejo, na ilha canária de Fuerteventura, a Popcorn Bay se parece com qualquer outra praia quando vista de longe: areia branca e um belo mar

Mas ao olhar mais de perto, você verá que a areia do lugar tem a aparência milhões de pedaços de pipoca.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O fenômeno por trás da areia de pipoca não é novo. No entanto, a Popcorn Bay tornou a viralizar recentemente graças aos instagrammers que começaram a compartilhar selfies. Alguns até postaram imagens fingindo comer os grãos de areia.

O que faz a areia de pipoca?

Boa parte dos guias de viagem e sites para turistas apontam que os fragmentos estranhos de pipoca são pedaços de coral branco que chegaram até a costa. Esses corais, então, se misturaram a areia da praia e a rochas vulcânicas adquirindo a aparência tão característica.

No entanto, essa é apenas uma das explicações. A outra é que a pipoca da Popcorn Bay se formou a partir de rodolitos mortos, que são uma espécie de alga corralina vermelha.

Ao morrerem, as algas coralinas mudam da cor vermelha para a branca devido à presença da calcita nelas. 

Por serem algas corralinas muita gente acaba fazendo associação com corais, por pura semelhança de nomes. Contudo, os corais são feitos de animais, enquanto os rodolitos, que formam a areia de pipoca, são feitos de plantas.

A aparência única surge quando essas algas mortas são pressionadas pelas ondas contra a costa. 

Aliás, embora os grãos sejam bonitinhos eles são tão duros quanto uma pedra. Pode ser um pouco incômodo andar sobre eles sem um calçado, mas a experiência pode valer a pena. Por fim, não fique tentado a dar uma mordida, afinal, você não quer perder nenhum dente, não é mesmo?

Uma questão ambiental

Sejam corais ou algas, as formações em forma de pipoca levam milhares de anos para adquirirem o estado atual. O problema, é que turistas costumam levar algumas gramas e até quilos dessa areia como lembrança de viagem. As autoridades ambientais já alertam sobre os prejuízos de fazer isso, isto é, se todo mundo levar um pouco da praia embora, chegará um tempo em que ela deixará de existir.

No vídeo abaixo você poderá ter uma ideia melhor sobre como é a Popcorn Bay:

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: