Falo gigante: escultura romana pode ser a maior já encontrada

13/09/2022 às 12:002 min de leitura

Parecia mais um dia tranquilo nas escavações em El Higuerón, região próxima à pequena cidade de Nueva Carteya, província espanhola de Córdoba, quando arqueólogos que trabalhavam na área se depararam com uma escultura peculiar: um falo enorme, que mede cerca de 46 cm de comprimento.  

O falo, feito diretamente na pedra de uma ruína romana, surpreendeu a todos pelo seu tamanho incomum, já que o mais normal é encontrar símbolos fálicos com representações menores.

As escavações

As escavações iniciais em El Higuerón começaram na década de 1960, revelando construções do século IV a.C., período em que habitava na região o povo ibérico. Em 206 a.C., os romanos conquistaram o local e destruíram a edificação de um assentamento desse grupo, deixando apenas a base da construção e erguendo no lugar sua arquitetura com torres, piso e, logicamente, o falo gigante.

Escavações ocorrem em local de assentamento ibérico. (Fonte: Museu Histórico de Nueva Carteya/ Reprodução)Escavações ocorrem em local de assentamento ibérico. (Fonte: Museu Histórico de Nueva Carteya/ Reprodução)

Para os especialistas, há uma boa chance de que o falo tenha sido esculpido como uma forma de trazer boa sorte e afastar qualquer possibilidade maléfica ao lugar. 

De acordo com o jornal Diário de Córdoba, a escavação no local é realizada pelo Museu Histórico Local de Nueva Carteya em conjunto com a Universidade de Granada e o Centro de Estudos de Arqueologia Bastetana. A intenção das escavações é limpar a edificação para ser possível aos turistas fazerem visitas no local. 

O pênis na cultura romana

O pênis é um símbolo recorrente em algumas culturas, com grande incidência na civilização romana, que utilizava representações fálicas em itens como esculturas e afrescos (como pode ser encontrado na cidade de Pompeia) e até em pingentes (recentemente encontrados no Reino Unido). 

Falo gigante encontrado em Nueva Carteya tem quase 46 cm de comprimento. (Fonte: Museu Histórico de Nueva Carteya/ Reprodução)Falo gigante encontrado em Nueva Carteya tem quase 46 cm de comprimento. (Fonte: Museu Histórico de Nueva Carteya/ Reprodução)

Os sentidos simbólicos da utilização do falo pelos romanos são os mais variados, indo desde a crença de que tal figura garantia proteção e boa sorte até a noção de que o objeto era uma forma de invocar o deus romano da fertilidade masculina — o deus Fascinius — e assim ajudar na reprodução.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: