Saboeiro: a árvore que produz sabão naturalmente

04/12/2022 às 12:002 min de leitura

Procurar o melhor sabonete para a pele é uma tarefa demorada, chata e, às vezes, infrutífera. Encontrar um bom sabão que não agrida tanto o meio ambiente, então, nem se fala. Seria legal se houvesse uma alternativa natural, talvez uma árvore de sabão, não é mesmo? Pois saiba que isto existe!

Conhecidas como saboeiros, estas plantas são capazes de gerar frutos com propriedades saponáceas e surfactantes, podendo ser usadas para lavar roupas, louças e até mesmo nossa pele e cabelos!

A árvore-do-sabão

(Fonte:  David Eickhoff/Wikimedia Commons)(Fonte:  David Eickhoff/Wikimedia Commons)

Em todo o mundo são encontradas diversas plantas saponáceas, e no Brasil não é diferente. Um dos exemplares mais conhecidos por aqui é a Sapindus saponaria, a árvore-do-sabão. Também conhecida como sabão-de-soldado e fruta-do-sabão, a planta é bastante comum na Amazônia, além de ser facilmente encontrada entre o Ceará e o Mato Grosso, na região onde a mata é mais úmida.

Além de ser usada na medicina alternativa e como sabão natural, segundo o site especializado em informações sobre meio ambiente e saúde GreenMe, a Sapindus saponaria também é muito utilizada em "projetos de recuperação de áreas degradadas, pois sua rusticidade permite uma mais rápida e efetiva cobertura do solo, especialmente em beiras-rio e alagados."

Diferente dos sabões comerciais e processados, o sabão orgânico das saponáceas não agride o meio ambiente e é ótimo para lavar a pele humana. Sua espuma tem pH balanceado e é um ótimo umectante, sendo perfeita para usar no banho ou para lavar o rosto, por exemplo. Sua utilização também é excelente na lavagem de roupas e até da louça da cozinha. A melhor parte é que usar o sabão natural da Sapindus saponaria é bem simples, sendo necessário basicamente cozinhar as frutinhas.

(Fonte:  David Eickhoff/Wikimedia Commons)(Fonte:  David Eickhoff/Wikimedia Commons)

O processo é realmente muito fácil: você deve apenas amarrar um punhado dos frutos em um pano (idealmente de pano), mergulhar em uma panela com água e deixar ferver até começar a surgir uma espuma ou a água ficar esbranquiçada. Enquanto o saco de pano pode ser usado na máquina de lavar ou como esponja para a louça, a água da panela pode ser usada como shampoo, sabonete líquido ou para lavar o rosto.

Existem ainda outras árvores e plantas com propriedades saponáceas, como a alfafa, o aloe, o ginseng e a mandioca. Várias ervas e grãos também contêm saponina, como a calêndula, a cebola vermelha, o grão de bico e até o feijão.

Por fim, além de servirem para fazer sabão, essas plantas também podem ser usadas na medicina alternativa, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico, têm propriedades anti-inflamatórias e também auxiliam na redução do colesterol. Incrível!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: