Você tem mesmo que lavar o cabelo todo dia?

30/03/2021 às 04:002 min de leitura

Diferentemente dos países do Hemisfério Norte, aqui nos países tropicais temos o hábito de lavar o cabelo quase diariamente, dependendo do seu tamanho, oleosidade e até da umidade relativa do ar. Se analisarmos a história da humanidade, iremos perceber que o hábito de lavar sempre os cabelos é um costume recente.

Durante o século XIX, existiam produtos de limpeza de cabelo, mas a recomendação era de que eles fossem lavados apenas uma vez por mês. Mas tudo mudou depois que o alemão Hans Schwarzkopf inventou o sabonete líquido do mundo, o que levou a empresa americana Procter & Gamble a lançar o primeiro xampu sintético.

via GIPHY

Várias campanhas publicitárias da década de 1970 apregoavam na TV que as pessoas deveriam lavar o cabelo todo dia, e, a partir de então, o hábito virou norma. Hoje ninguém discute que usar xampu é ótimo para os cabelos, porque os deixa limpos, mas ninguém discute de forma científica se isso é mesmo verdade.

Existe até um movimento antixampu chamado “No Poo”, e a teoria deste movimento “sem cocô” é que o nosso cabelo já contém óleos naturais, e que a utilização de xampus com produtos químicos agressivos pode não apenas remover esses elementos naturais como também criar um tipo de dependência química ao xampu.

Quebrando o ciclo do xampu

Fonte: Small+ BlogFonte: Small+ Blog

Se você lava o cabelo todo dia, as glândulas sebáceas irão produzir mais óleo para compensar o ressecamento do cabelo, resultando em raízes com aparência oleosa, mesmo que você use um condicionar para alisá-lo. Portanto, o segredo para não lavar o cabelo diariamente e mantê-lo com um aspecto saudável é: parar de lavar!

Ao tomar essa decisão, as glândulas talvez ainda demorem entre duas a seis semanas para retornar à sua produção natural e saudável de óleo. Durante o período, é possível que seu cabelo fique com aquele aspecto de tacho de pastelaria, mas logo irá se recuperar, garantem os especialistas.

Portanto, tenha em mente que, se não tiver alguma razão médica para lavar o cabelo ou utilizar certos xampus, você pode permitir que seu cabelo restaure a oleosidade natural e recupere seu estado saudável. Então, por que não tentar a experiência?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: