Por que nossos olhos ardem quando cai xampu neles?

24/10/2017 às 12:542 min de leitura

Nosso leitor André Luiz mandou uma dúvida pelo Facebook: “Todos sabem que os olhos ardem quando cai xampu neles, mas por que isso acontece?”. Ele ainda considerou essa uma curiosidade “boba”, mas por que seria? São essas coisinhas do cotidiano que mais nos intrigam!

Bem, vamos lá: nas aulas de Química, no colégio, talvez você se lembre de estudar o pH das substâncias. O “potencial Hidrogeniônico” é uma escala que vai de 0 a 14 e mede a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de todas as soluções. Quanto menor o pH, maior a acidez; por exemplo, a Coca-Cola tem 2,5 e o vinagre tem 2,9. Já um pH mais elevado significa que a substância é mais alcalina, como o cloro, que tem 12,5.

O olho humano tem um pH extremamente neutro: 7. Assim, qualquer variação nesse valor vai causar uma irritação e uma ardência – principalmente se a substância em contato for mais alcalina. Essa reação é sentida pelo nervo ciliar, responsável por detectar todas as sensações de seu rosto e enviá-las para o cérebro, incluindo toque, temperatura e diferença de pH.

BanhoQualquer variação de pH é detectada pelos olhos

Para que o xampu seja mais efetivo, ele precisa ter moléculas surfactantes, que auxiliam o contato entre dois líquidos – no caso, o desse produto e a água. Os surfactantes são divididos em duas partes: uma com maior quantidade de gordura, que se prende à sujeira de seus cabelos, e outra que se junta à agua, varrendo tudo de sua cabeça.

Assim, por conta dessas moléculas, os xampus costumam ter uma alcalinidade entre 7,5 e 9, podendo também ser mais ácidos. E, por mais que a gente tente, nem sempre conseguimos evitar a contaminação ocular. Para tentar neutralizar, nosso corpo começa a produzir mais lágrimas para que a substância intrusa seja lavada o quanto antes. Para isso, os vasos sanguíneos se dilatam, deixando nossos olhos mais vermelhos.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de xampus e sabonetes com pH neutro – basta procurar nas embalagens –, mas eles não são ideais para a limpeza, já que é natural que as moléculas surfactantes interfiram no pH. Os xampus de bebês costumam ter essa neutralidade, porém não são excelentes na retirada da sujeira dos cabelos – mas, para um serzinho com tão poucos fios, é o suficiente.

Caso você note que o seu xampu tem um pH muito diferente de 7 – tanto para mais quanto para menos –, evite deixá-lo entrar em contato com os olhos. Mesmo assim, esses produtos são testados para que não prejudiquem a visão caso algum acidente ocorra. 

Bebê no banhoXampus infantis possuem um pH mais neutro, mas são menos eficientes na limpeza

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: