Quando ouvimos falar sobre potencial hidrogeniônico (pH), a escala numérica utilizada na química para especificar a acidez ou a basicidade de uma solução aquosa, dificilmente conseguimos imaginar esse conceito sendo utilizado fora dos laboratórios. Entretanto, o que muitas pessoas nem imaginam é que isso tem um papel fundamental em nosso cotidiano.
Ácidos e bases estão presentes em diversos momentos da nossa vida, desde a digestão dos alimentos que consumimos e o funcionamento de remédios em nossos organismos até nos produtos de limpeza que usamos para limpar nossas casas. Então, vamos entender um pouco mais sobre como funciona o pH?
Leia também: 5 vezes que você usou o Teorema de Pitágoras e não lembra
Escala do pH
(Fonte: Internet/Reprodução)
Para determinar se algo é um ácido ou uma base, nós precisamos descobrir qual é o seu pH em uma escala que varia de 1 a 14. Qualquer substância medida entre 1 e 6 será considerada uma substância de pH baixo e, portanto, um ácido. Já as substâncias que medem de 8 a 14 serão de pH alto e, consequentemente, bases. Por fim, aquelas que medirem exatamente 7 serão de pH neutro e chamadas de substâncias neutras, sendo o maior exemplo delas a água pura.
Mas afinal, o que é o pH? Considerando que esse termo significa "potencial para concentração de íons de hidrogênio", ele quer dizer que quanto maior o número de íons de hidrogênio em uma solução, menor será o pH e vice-versa.
Importância do pH no dia a dia
(Fonte: Shutterstock)
Dificilmente paramos para mensurar a importância do pH em pequenos e grandes acontecimentos de nossas vidas. Porém, a realidade é que muito do que vivenciamos é afetado por essa escala. Aqui vão alguns exemplos disso:
- Plantas e animais só sobrevivem em uma estreita faixa de pH. Normalmente, o sangue dos corpos animal e humano precisam estar em uma faixa de pH entre 7 e 7,5.
- Quando o pH da chuva está abaixo de 5,6, ela pode ser considerada uma chuva ácida. Quando a chuva ácida atinge rios e lagos, o valor do pH da água cai e a vida aquática é comprometida.
- Quando sofremos problemas de acidez no estômago, isso significa que o pH do órgão caiu.
- Nossos dentes sofrem deterioração quando o valor do pH da nossa boca diminui.
- Mudanças drásticas no pH de um solo tornam ele infértil.
Efeitos do pH no sistema digestivo
(Fonte: Shutterstock)
Para ajudar na digestão de alimentos e matar germes, o nosso estômago produz ácido clorídrico (HCl). Esta é uma substância que equilibra o valor do pH do nosso órgão. Em geral, o pH do estômago fica em 1,2, mas esse valor pode mudar conforme consumimos alimentos mais ácidos ou alcalinos.
Quando o valor desse pH diminui, acabamos sofrendo com a acidez — causando dor e irritação. A solução para curar esse tipo de problema pode ser consumir substâncias básicas, como o leite de magnésia, que neutralizam o excesso de ácido produzido em nosso estômago.