Buracos negros podem ser fontes de energia escura

23/02/2023 às 04:002 min de leitura

Por mais que a ciência esteja cada vez mais avançada, muita coisa permanece por trás do véu do mistério — incluindo, é claro, o universo.

Ainda hoje, pouco se sabe sobre a imensidão do espaço sideral e suas galáxias, estrelas, planetas e buracos negros. Aliás, estes últimos fascinam cientistas de todo o mundo, que buscam respostas sobre seu funcionamento e que agora podem ter descoberto algo interessantíssimo: segundo eles, buracos negros podem ser verdadeiras fontes de energia escura.

Buracos negros e energia escura

Antes de mais nada, é importante relembrar o que são buracos negros: uma região na qual o campo gravitacional é tão forte que nem mesmo partículas de radiação eletromagnética (como, por exemplo, a luz) são capazes de escapar. Segundo a teoria da relatividade, compactar o suficiente uma grande massa pode levar à deformação do espaço-tempo e, consequentemente, criar um buraco negro.

Além de "devorar" tudo ao seu redor, cientistas agora acreditam que buracos negros também sejam capazes de expelir energia — no caso, a hipotética energia escura, que, em teoria, pode ser encontrada em todo o espaço e seria a "culpada" pela expansão do universo.

Buracos negros podem ser responsáveis por expelir energia escura no espaçoBuracos negros podem ser responsáveis por expelir energia escura no espaço

Desde o Big Bang, que deu origem a tudo há cerca de 13,8 bilhões de anos, a energia da gigantesca explosão empurrou a matéria ao longo do espaço, expandindo rapidamente a sua extensão. Acontece que cientistas esperavam que a velocidade dessa expansão fosse cair ao longo do tempo por conta da força de atração da gravidade, mas isto não ocorreu. Pelo contrário: as galáxias continuam se afastando.

Agora, um time de astrofísicos de nove países parece ter encontrado uma resposta para este enigma: a misteriosa força batizada como energia escura, responsável pelo contínuo afastamento das galáxias, seria proveniente de buracos negros.

Expandindo o universo

Ainda que o entendimento geral sobre buracos negros seja a de que nada seria capaz de escapar de sua força gravitacional, a verdade é que a ideia de que eles possam expelir energia não é novidade. Cientistas já supunham que a energia escura pudesse ser expulsa de buracos negros há anos, mas só agora foram apresentadas evidências científicas que corroboram a ideia.

Estudo sugere que buracos negros contribuem para a contínua expansão do universoEstudo sugere que buracos negros contribuem para a contínua expansão do universo

O estudo, publicado nos periódicos The Astrophysical Journal e The Astrophysical Journal Letters examinou o comportamento de buracos negros ao longo de bilhões de anos, chegando à conclusão de que estas estruturas estariam em uma relação de acoplamento com o universo. A pesquisa sugere que, conforme o universo se expande, buracos negros crescem e expelem a energia escura, que por sua vez é responsável pela expansão do universo.

Embora ainda seja necessário observar a analisar o fenômeno com bastante atenção, a ideia apresentada pelo estudo deixou a comunidade científica bastante animada com a possibilidade de finalmente estar diante de uma explicação para a contínua expansão do universo.