Os 5 mais intensos terremotos ocorridos no Brasil

20/03/2023 às 02:003 min de leitura

Quando pensamos em terremotos, o Brasil, certamente, não é um país que vem à mente. Porém, isso não significa, em hipótese algum, que abalos sísmicos não ocorram em território nacional. De acordo com sismólogos entrevistados pela BBC Brasil, tremores ocorrem semanalmente no país.

Não costumamos perceber estes abalos pois a maioria deles é de baixa magnitude, inferiores a 3 pontos na escala Richter. Tremores superiores a 5 pontos costumam ocorrer uma vez a cada cinco anos, enquanto os superiores a 6 somente uma vez a cada 50 anos. Levantamos os dados sobre os mais intensos já registrados no Brasil. Confira.

1. Tarauacá (AC): 6,5 pontos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Foi na cidade acreana de Tarauacá em que o Brasil registrou seu tremor de terra mais intenso. Em 2022, os sismógrafos detectaram abalos sísmicos na região noroeste do estado, tremores da ordem de 6,5 pontos na escala Richter.

O epicentro, isto é, o ponto da superfície terrestre que primeiro sentiu a onda sísmica, estava a 111 quilômetros da cidade e, apesar de sua grande magnitude, foi pouco percebido na superfície, em virtude de ter ocorrido em uma grande profundidade, aproximadamente 621 quilômetros.

Detectado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo em Tarauacá não deixou danos ou vítimas, e sua causa é considerada andina, isto é, a origem estava na Cordilheira dos Andes.

2.  Serra do Tombador (MT): 6,2 pontos

(Fonte: Daline Batista/Reprodução)(Fonte: Daline Batista/Reprodução)

Por mais de seis décadas, o terremoto ocorrido na Serra do Tombador, próximo à cidade de Porto dos Gaúchos, no Mato Grosso, 540 quilômetros de Cuiabá, foi o mais intenso registrado no Brasil. Seus 6,2 pontos na escala Richter não deixaram danos nem às pessoas, tampouco às cidades da região, em virtude do tremor ter ocorrido em uma região pouco habitada.

Diferente do antecessor nesta lista, esse terremoto no Mato Grosso teve origem local, na placa Sul-Americana. Ela é considerada por estudiosos uma região com muita atividade sísmica, pois há uma falha geológica ali.

Em 2022, a região registrou ao menos cinco terremotos, um deles na mesma Porto dos Gaúchos. A única diferença foi a intensidade: o mais atual registrou apenas 2,8 pontos na escala Richter.

3. Vitória (ES): 6,1 pontos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Vitória não registrou apenas um dos maiores tremores de terra já sentidos em território nacional, ela também é detentora do mais intenso abalo sísmico detectado em uma capital de estado. Em 1955, curiosamente, alguns dias após o tremor na Serra do Tombador (MT), a capital capixaba marcava 6,1 pontos na escala Richter.

À época já bastante habitada (a cidade já tinha mais de 400 anos), teve a sorte de não registrar nenhum ferimento ou danos à infraestrutura. No entanto, o tremor levou pânico à população, que não entendia o que havia ocorrido. O sismo foi sentido, ainda, nas cidades de Cariacica, Vila Velha, Guarapari e Colatina, e seu epicentro ocorreu no mar, a 300 quilômetros da costa.

4. Pacajus (CE): 5,2 pontos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O maior tremor de terra da história do Nordeste ocorreu na cidade cearense de Pacajus. Ocorrido em novembro de 1980, o terremoto da cidade cearense marcou 5,2 pontos na escala Richter, tendo ocorrido logo após a meia-noite.

O susto fez com que moradores saíssem às ruas, com medo de que as paredes de suas casas tombassem sobre eles. Ao menos 488 casas foram danificadas, mas ninguém morreu. Recentemente a região passou por um novo tremor, mas com intensidade muito menor, apenas 2,5 pontos.

5. João Câmara (RN): 5,1 pontos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Entre todos os terremotos já registrados em território brasileiro, nenhum foi tão devastador do que o ocorrido em João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte. Na madrugada de 30 de novembro de 1986, uma sequência de 50 mil abalos, com a magnitude de 5,1 pontos, atingiu o pequeno município de 23 mil habitantes.

Mais de 4 mil imóveis foram total ou parcialmente afetados, o que resultou em um grande contingente de desabrigados, sem contar os vários negócios que foram fechados, incluindo pequenas indústrias.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: