Estilo de vida
20/03/2023 às 12:00•2 min de leitura
Se você está procurando uma criaturinha exótica e fofa para cuidar, o sugar glider pode ser a escolha perfeita. Esses pequenos marsupiais, nativos da Austrália e Papua-Nova Guiné, estão se tornando cada vez mais populares como animais de estimação. Conheça um pouco mais desses “gambás voadores” que estão conquistando o Tiktok.
Por serem dóceis, os Sugar Gliders são também ótimos pets exóticos. (Fonte: Getty Images)
Os sugar gliders, ou petauros-do-açúcar em português, foram descobertos pelos europeus em 1788, quando o Capitão James Cook navegou pelo Oceano Pacífico. Os nativos da Austrália e da Indonésia já conheciam os sugar gliders há muito tempo, e até os consideravam uma iguaria. No entanto, eles agora são protegidos em seus habitats naturais e a criação em cativeiro é a única maneira legal de possuir um sugar glider como animal de estimação.
Os sugar gliders são conhecidos por sua habilidade de planar ou "voar" de árvore em árvore usando uma membrana que se estende de seus pulsos até seus tornozelos. Essa membrana é chamada de patagium e permite que esses pequenos marsupiais planem por até 50 metros sem tocar o solo.
Os sugar gliders tem um quedinha por coisas adocicadas. (Fonte: Getty Images)
Os sugar gliders são animais onívoros e sua dieta consiste principalmente de insetos, frutas e néctar. Apesar disso, como o próprio nome já indica, eles têm uma preferência por alimentos açucarados. Para garantir uma alimentação adequada, é importante oferecer a eles uma dieta balanceada, rica em nutrientes.
Os petauros-do-açúcar gostam de viver em grupo na natureza. (Fonte: Getty Images)
Os sugar gliders são animais sociais e adoram viver em grupos. Eles são conhecidos por serem muito apegados a seus companheiros e passam a maior parte do tempo juntos, dormindo, brincando e se alimentando. Por esse motivo, é recomendado garantir que eles tenham a companhia de outro sugar glider, já que eles podem ficar deprimidos se passarem muito tempo sozinhos.
Esses bichinhos fofos são carinhosos e se apegam aos humanos. (Fonte: Getty Images)
Os sugar gliders podem se tornar animais de estimação muito leais e afetuosos. Com paciência e dedicação, é possível construir um forte vínculo com esses pequenos marsupiais, que adoram ser acariciados e brincar com seus donos.
Latidos e ronronados estão entre os sons produzidos pelo Sugar Glider. (Fonte: Getty Images)
Esses animais fofos produzem alguns tipos de sons e entre eles estão os latidos e os ronronados. Ou seja, eles soam semelhante tanto a cachorros quanto a gatos. Uma fofura em dose dupla!
No Brasil, ainda há poucos Sugar Gliders, mas é possível tê-los como pet. (Fonte: Getty Images)
Sim, é possível, mas como ele é considerado um animal de estimação exótico, é preciso ter uma licença para criar essas criaturinhas fofas como pet. Além disso, é importante comprá-lo de um criador certificado para não incentivar o tráfico de animais. Vale lembrar também que ele vive cerca de 15 anos e exige cuidados especiais como uma dieta balanceada, um ambiente enriquecido com brinquedos, uma gaiola espaçosa e no mínimo um passeio pela casa por dia. Ou seja, é um pet que exige um pouco mais de dedicação dos seus tutores do que animais mais comuns como gatos e cachorros.