7 dicas para acalmar cães com ansiedade

30/03/2023 às 11:483 min de leitura

A ansiedade não é uma característica exclusiva dos seres humanos. Aproximadamente 75% dos cães também a sentem em diferentes graus, de acordo com um estudo de cientistas finlandeses. A condição pode ser desencadeada por atividades cotidianas, como passeios ou a chegada de estranhos em casa.

Os sintomas de ansiedade em cachorros incluem medo, falta de atenção, sensibilidade ao ruído, agressividade e comportamento compulsivo. Acalmar um cão ansioso pode evitar a ocorrência de outros problemas de saúde mental canina e a atitude do dono do pet e das pessoas que estão em sua volta tem um papel fundamental nesse processo.

1. Crie uma rotina

Quando o cão sabe o que vai acontecer em sua rotina, o comportamento ansioso tende a ser reduzido. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Quando o cão sabe o que vai acontecer em sua rotina, o comportamento ansioso tende a ser reduzido. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Uma rotina bem estabelecida fornece uma sensação de previsibilidade e segurança para o cão. Dessa forma, o pet aprende a esperar certas atividades, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados a situações desconhecidas. Crie horários para alimentação, passeios e brincadeiras, assim o animal saberá o que esperar e se sentirá mais seguro.

2. Estimule exercícios

Assim como nos humanos, as atividades físicas causam uma sensação de relaxamento nos animais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Assim como nos humanos, as atividades físicas causam uma sensação de relaxamento nos animais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quando um cão se exercita fisicamente, o corpo libera endorfinas, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, além de prolongar a expectativa de vida. A realização de atividades desafiadoras ajuda a manter o cachorro ocupado e distraído, reduzindo assim o comportamento destrutivo e ansioso. Faça exercícios junto com seu animal, pois isso contribui para fortalecer o vínculo e reduzir o comportamento ansioso.

3. Crie um espaço seguro

Os cachorros precisam de um lugar exclusivo para descansar e relaxar. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Os cachorros precisam de um lugar exclusivo para descansar e relaxar. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Criar um espaço seguro ajuda o cão a se sentir mais calmo e relaxado. O local deve ser tranquilo, longe de áreas movimentadas ou barulhentas, com uma cama confortável, brinquedos e jogos interativos, e uma luz suave ajuda a estabelecer um ambiente acolhedor. Além disso, é importante usar barreiras físicas para limitar o acesso do pet a áreas que possam ser estressantes ou perigosas.

4. Use aromaterapia

Óleos essenciais podem acalmar o cão ansioso. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Óleos essenciais podem acalmar o cão ansioso. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os óleos essenciais, como lavanda e camomila, proporcionam efeitos relaxantes no organismo canino, como a redução da frequência cardíaca e pressão arterial. As substâncias podem ajudar a reduzir a ansiedade e promover a calma. Antes de usá-las, porém, é importante consultar um veterinário, pois alguns cheiros podem causar reações alérgicas.

5. Não estimule comportamentos ansiosos

O carinho durante momentos de ansiedade pode piorar o comportamento do cão. (Fonte: Getty Images)O carinho durante momentos de ansiedade pode piorar o comportamento do cão. (Fonte: Getty Images)

Reforçar um comportamento ansioso, como acariciar ou confortar o cão quando ele está agitado, pode, na verdade, encorajá-lo a repetir a atitude no futuro. Punir ou repreender o pet no momento de ansiedade também não ajuda. O ideal é redirecionar a atenção e distrair o animal com algo mais positivo e recompensador, como um brinquedo.

6. Ofereça afeto e atenção

O pet se sente mais seguro quando está próximo de pessoas queridas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)O pet se sente mais seguro quando está próximo de pessoas queridas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quando um cão está se sentindo ansioso, ele se sente inseguro e vulnerável. A presença do dono pode ser reconfortante e tranquilizadora. No entanto, o excesso de atenção e mimos pode incentivar o comportamento ansioso. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre dar atenção e ensinar o cão a se sentir seguro e relaxado em momentos de ansiedade.

7. Busque ajuda profissional

Em casos mais graves, um veterinário deve ser consultado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Em casos mais graves, um veterinário deve ser consultado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Se o pet apresenta comportamentos ansiosos frequentes e intensos, como comportamentos destrutivos, agressivos ou obsessivos, latidos ou uivos excessivos, um veterinário ou especialista em comportamento animal deve ser consultado. É importante não negligenciar a ansiedade em cães, pois pode levar a problemas de saúde física e emocional a longo prazo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: