Os moais da Ilha de Páscoa realmente têm corpos enterrados?

01/04/2023 às 13:002 min de leitura

Muito provavelmente você já viu alguma foto da Ilha de Páscoa, uma ilha vulcânica isolada no Oceano Pacífico. Ela se tornou famosa por suas monumentais estátuas de pedra com formato de cabeças, totalizando quase mil delas na ilha. Tais esculturas foram construídas pelo povo Rapa Nui há mais de 500 anos, entre 1250 e 1500.

Mas você sabia que essas famosas cabeças são, na verdade, figuras de corpo inteiro? Recentemente, pesquisadores descobriram que essas estátuas têm corpos esculpidos debaixo da terra. Incrível, não é?

Esses monumentos gigantes, também conhecidos como moai, são um dos mistérios mais fascinantes da história da humanidade, e com essas novas descobertas se tornam ainda mais atrativas para os estudiosos!

As pesquisas e escavações

(Fonte: Forbes/UCLA/Reprodução)(Fonte: Forbes/UCLA/Reprodução)

Na ilha, existem diversas estátuas espalhadas. Entretanto, cerca de 150 delas foram encobertas por terra e sedimentos, dando a impressão de que cada escultura é somente uma cabeça. Aliás, essas estátuas, que estão situadas na encosta de um vulcão, são as mais fotografadas e famosas da ilha.

Obviamente, isso contribuiu para que muitas pessoas acreditassem que todos os moai eram somente compostos por cabeças. No entanto, é possível encontrar vários moai que não foram derrubados ou encobertos pelo movimento do solo na região.

Voltando à arqueologia, uma equipe da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) descobriu algo surpreendente em relação às estátuas: como parte do "Projeto Estátua da Ilha de Páscoa", eles escavaram duas delas, com as devidas autorizações e cuidados arqueológicos, e descobriram que cada uma tinha um corpo.

Em outras palavras, isso prova que as "cabeças" na encosta do vulcão são, na verdade, estátuas completas, mas que não estão em sua forma final. 

Preservação arqueológica

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como dito anteriormente, os moai foram esculpidos em rocha vulcânica pelos antigos polinésios entre os anos 1200 e 1500 d.C. Eles variam em tamanho, sendo que a maior estátua tem 10 metros de altura. Apesar de ainda não sabermos muito sobre o significado delas, acredita-se que representem os ancestrais dos povos indígenas que habitavam o lugar. Quando uma figura tribal importante falecia, a tribo provavelmente esculpia uma nova estátua em sua homenagem.

Ao todo, quase mil estátuas foram documentadas e estudadas pela equipe na pequena ilha do Pacífico em nove anos de projeto. Durante esse tempo, foram determinados parte do significado, a função e a história de cada uma das esculturas. Recentemente, como citamos, os arqueólogos escavaram duas das cabeças da Ilha de Páscoa, revelando seus torsos e cinturas truncadas.

Agora, o novo trabalho de escavação pretende documentar as complexas inscrições presentes nos corpos das estátuas enterradas, protegidas de intempéries debaixo da terra. Além disso, o projeto também tem como objetivo preservar os antigos monólitos por meio da aplicação de produtos químicos e repelentes de água. É um esforço importante para entender e oferecer segurança a essa importante herança cultural.

Leia também: Moais: o que são as estátuas da ilha de Páscoa?

Os petróglifos

(Fonte: Easter Island Statue Project/Reprodução)(Fonte: Easter Island Statue Project/Reprodução)

A razão para a presença desses petróglifos (inscrições esculpidas) nas costas dos moai ainda é um mistério. Algumas teorias sugerem que eles podem representar tatuagens tribais, enquanto outras apontam para uma possível representação da cultura marítima dos antigos habitantes da ilha.

Além disso, as escavações revelaram que as estátuas eram muito mais do que simplesmente pedaços de rocha esculpidos. Elas foram cuidadosamente construídas em uma série de etapas, com pedras cortadas e colocadas com precisão para formar a base da estátua.

Os antigos Rapa Nui também usavam ferramentas de pedra para esculpir e moldar a rocha vulcânica em formas específicas, mostrando um alto nível de habilidade e conhecimento técnico. Ainda hoje, a Ilha de Páscoa é um local de grande fascínio e mistério, com muito a ser descoberto e aprendido sobre a cultura e história de seus antigos habitantes. Sendo assim, as estátuas moai permanecem como um testemunho duradouro da habilidade e engenhosidade dessas antigas civilizações polinésias.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: