Artes/cultura
22/04/2023 às 04:00•2 min de leitura
A fruta-milagrosa, também conhecida como "miracle fruit" em inglês ou pelo nome científico de Sideroxylon dulcificum é uma pequena fruta que pode mudar completamente a percepção do paladar humano. Quem a experimenta fica surpreso com a forma como ela altera o gosto de tudo que é consumido depois. Mas o que é exatamente a fruta-milagrosa, onde é encontrada, como funciona e quais são seus benefícios para a saúde?
A proteína miraculina é responsável por adocicar sabores azedos. (Fonte: Britannica)
A fruta-milagrosa é originária da África Ocidental e é cultivada principalmente em países como Gana, Nigéria e Camarões. A fruta em si é pequena e tem a aparência de uma cereja, mas seu sabor é bem diferente.
Quando consumida, ela libera uma proteína chamada miraculina, que se liga aos receptores de sabor na língua e faz com que sabores amargos ou ácidos sejam percebidos como doces. Isso significa que alimentos que seriam normalmente considerados azedos, como limão ou vinagre, agora têm um sabor doce e agradável. O efeito dessa mudança dura de 30 minutos a 2 horas.
A fruta-milagrosa tem sido utilizada na medicina tradicional há séculos, especialmente em países como Gana e Nigéria. Suas propriedades medicinais foram exploradas para tratar diversas doenças, desde dores de estômago até problemas de visão. Acredita-se que os povos originários usavam a fruta como um remédio natural para tratar a diabetes e a obesidade. Apesar de ainda não ser tão explorada na medicina ocidental, há cada vez mais estudos explorando o seu potencial.
Estudos preliminares sugerem que a Fruta do Milagre pode ser um substituto do açúcar. (Fonte: Getty Images)
Um estudo com camundongos sugere que a planta pode ajudar a reduzir o estresse metabólico relacionado a condições como obesidade, síndrome metabólica, diabetes e câncer. Além disso, a fruta pode ajudar a melhorar a regulação do açúcar no sangue em pacientes diabéticos. Os antioxidantes presentes na fruta-milagrosa também podem ter propriedades anticancerígenas e serem úteis na prevenção de câncer.
Além dos possíveis benefícios para a saúde, ela também pode ser usada para melhorar a experiência alimentar. Para aqueles que sofrem de alterações no paladar devido a tratamentos de quimioterapia, a miraculina pode ajudar a melhorar o sabor dos alimentos e, assim, incentivar uma alimentação mais saudável. A fruta-milagrosa também tem potencial como substituto de açúcar em alimentos e bebidas, uma vez que torna alimentos naturalmente ácidos ou amargos mais agradáveis ao paladar.
Em Gana, a fruta já é utilizada para adoçar bebidas azedas e pesquisadores acreditam que ela pode ser um substituto de baixa caloria para o açúcar. Porém, apesar de todos esses possíveis benefícios, é importante lembrar que a fruta-milagrosa é relativamente nova para a pesquisa científica, portanto, é preciso ter cautela ao usá-la.