Você sabia que os cogumelos podem 'suar'?

15/06/2023 às 04:003 min de leitura

Atenção, fãs de "The Last of Us": aqui vai uma notícia para acreditar ainda mais no poder dos fungos e como eles podem ser extremamente peculiares! Uma pesquisa realizada pela revista científica PNAS, a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, revelou que os cogumelos — e talvez todos os fungos — têm um jeitinho peculiar de se refrescar: eles suam água!  

Ainda não se sabe ao certo por que eles precisam se manter fresquinhos, mas essa descoberta lança uma luz sobre a biologia desses seres e pode ter até consequências interessantes para a nossa saúde. Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura e embarque no incrível mundo dos cogumelos conosco!

A descoberta

(Fonte: Soft Matter Physics/JKU Linz)(Fonte: Soft Matter Physics/JKU Linz)

Tudo começou quando Radamés Cordero, autor principal da pesquisa e expert em micróbios da Universidade Johns Hopkins, pegou sua câmera infravermelha e foi clicar algumas fotos de cogumelos na floresta. Com essa "câmera mágica", as temperaturas relativas dos objetos são reveladas na imagem. Foi assim que o pesquisador percebeu algo esquisito: os cogumelos pareciam estar mais fresquinhos do que o ambiente ao redor deles. Os cientistas já haviam notado antes que os fungos costumavam ser mais frios do que o ambiente onde se encontravam, mas Arturo Casadevall, um dos coautores da pesquisa e também microbiologista na mesma universidade que Cordero, ficou intrigado com o fato e decidiu investigar a fundo se todos esses serem tinham o mesmo efeito refrescante. 

Além de fotografar cogumelos selvagens, os cientistas cultivaram diferentes tipos de fungos no laboratório e, adivinha só? O mesmo efeito se repetiu — todos os fungos estavam mais frescos do que o ambiente ao redor. Até um fungo que nasce lá na Antártida, chamado Cryomyces antarcticus, também teve essa sensação geladinha. Que coisa maluca, não?

Ventinho refrescante

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os pesquisadores perceberam que os fungos têm um jeitinho especial para se refrescar: eles "suam" através da evapotranspiração da água em suas superfícies. Trazendo para o nosso mundo, seria como sair do banho — sabe quando estamos molhados e sentimos frio antes de nos enxugarmos? Então! Isso acontece porque parte da água em nossa pele evapora e leva o calor junto, acontecendo da mesma forma com os fungos! 

Para complementar o experimento, os cientistas decidiram criar um ar-condicionado movido a cogumelos, utilizando algumas espécies bem conhecidas, como os do tipo portobello, e uma caixa de isopor com um buraco em cada lado. Do lado de fora da caixa, introduziram um ventilador e encaixaram o experimento, chamado de "MycoCooler", dentro de um recipiente maior. Com o ventilador ligado, o vento circulava sobre os cogumelos, gerando um ar fresquinho e ecológico para todos. 

Depois de 40 minutos, o ar no recipiente maior tinha caído cerca de 100 graus Fahrenheit, — aproximadamente 37,8 graus Celsius — para 82 °F, ou incríveis 27,8 °C! Os cogumelos foram os responsáveis por essa redução de temperatura usando a mágica do resfriamento evaporativo, transformando a água líquida em gás e levando embora o calorzinho chato.

O veredito final

(Fonte: Alexander Volkov/GettyImages)(Fonte: Alexander Volkov/GettyImages)

Na publicação do artigo, os autores fizeram algumas especulações divertidas sobre o fenômeno. Uma das hipóteses pode ter a ver com os cogumelos criando as condições perfeitas para a formação de esporos, ou até mesmo ajudando a espalhar esses esporos por aí. Afinal, ao mexer com a temperatura, eles podem estar criando um ventinho que os leva pelo ar. 

Outra alternativa diz respeito à evapotranspiração — quando os fungos liberam umidade no ar, essa ação também pode aumentar a umidade geral do ambiente. Quem sabe os fungos estejam apenas buscando um clima úmido e o resfriamento seja apenas um efeito colateral peculiar!

Os fungos e a saúde humana 

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Descobrir o motivo por trás desse resfriamento nos cogumelos e outros fungos pode nos ajudar a entender melhor como eles interagem com o ambiente e outros seres vivos — incluindo nós mesmos. E, como já vimos em filmes e séries por aí, doenças fúngicas não são brincadeira! Mas, pode relaxar: no momento, estamos com uma vantagem em relação à isso porque temos o sangue quente, e esses seres não se dão muito bem com a nossa temperatura corporal. 

Entretanto, com as mudanças climáticas, os fungos podem começar a se adaptar e gostar mais do calor — o que pode ser um problema para nós. Se entendermos por que eles preferem temperaturas mais fresquinhas, talvez consigamos encontrar formas de barrar essas infecções fúngicas. Seria como dar um gelinho neles!

Por enquanto, essa nova descoberta levanta mais perguntas do que respostas. "Acho que se conseguirmos entender o motivo — por que eles querem ficar mais frios que o ambiente? — vamos aprender muita coisa", finaliza Casadevall. Quem sabe essa descoberta maluca nos ajude a combater melhor esses fungos encrenqueiros e evitar o apocalipse mundial? 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: