Será que somos capazes de 'ouvir' o silêncio? Um novo estudo sugere que sim

23/07/2023 às 09:002 min de leitura

Um estudo recente da Universidade de Johns Hopkins, publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), tem tudo para mudar o que pensávamos sobre o silêncio, mostrando que, no final das contas, ele realmente pode ser "ouvido".

O trabalho que os pesquisadores desenvolveram contou com a participação de mil pessoas, com o objetivo de avaliar mais detalhadamente como a percepção do silêncio é processada pelo nosso cérebro.

Para isso, eles fizeram uso de um método interessante: ilusões auditivas que apresentavam ruídos intercalados por períodos em que nenhum som era emitido, e também com faixas onde os silêncios eram contínuos, sem interrupção. Confira mais detalhes!

Por dentro do experimento

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os pesquisadores aplicaram sete testes e notaram que, assim como ocorrido com os sons, o silêncio provocou distorção temporal nos participantes, uma vez que eles relataram que a ausência de som durou um período maior do que o real.

Um teste comum que faz o uso de ilusões auditivas dá uma amostra de como esse processo acontece. Quando uma faixa de som de maior duração toca, seguida por dois sons intercalados por um breve período de silêncio, algo curioso ocorre: as pessoas tendem a apontar que a primeira faixa contínua seria mais longa que a fragmentada, mesmo que as duas tenham a mesma duração.

Já neste experimento, foi adotada uma proposta semelhante em um dos testes, onde seria necessário se atentar ao silêncio. Surpreendentemente, os participantes mantiveram o mesmo padrão de resposta ao comparar duas faixas de igual duração. Para eles, o silêncio contínuo foi considerado mais longo quando em comparação com as duas pausas silenciosas intercaladas por um ruído.

Analisando a percepção de som e silêncio

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Essa resposta semelhante surpreendeu, mostrando que o silêncio pode ser percebido, e não apenas inferido, como se suspeitava — um assunto capaz de gerar uma série de questionamentos, uma vez que a ciência já demonstrou como o silêncio, por si só, não é capaz de fazer o tímpano vibrar.

Em suma, o resultado não muda a noção já consolidada de que o silêncio não seja um som, mas sim a ausência deste. No entanto, ainda assim é possível "ouvi-lo", já que ele gera efeito semelhante ao de outro ruído qualquer. No final das contas, talvez isso explique o motivo pelo qual determinados silêncios são tão expressivos numa conversa.

O que achou do experimento? Ficou em dúvida se você também teria a mesma percepção ou deseja aplicar o teste em outra pessoa? Neste link você encontrará disponíveis três ilusões auditivas para explorar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: