Bastão de 300 mil anos achado na Alemanha pode ser ferramenta mais antiga da Europa

28/08/2023 às 08:002 min de leitura

Recentemente, um grupo de arqueólogos encontrou um bastão afiado entre outras ferramentas de madeira em Schöningen, na Alemanha, o qual potencialmente teria sido usado pelos primeiros humanos para caçar há centenas de milhares de anos. Em comunicado oficial, a principal autora do estudo, Dra. Annemieke Milks, comentou que "as descobertas de ferramentas de madeira revolucionaram a compreensão dos primeiros humanos".

Na visão da pesquisadora, os primeiros humanos demonstraram capacidade de planejar com bastante antecedência um forte conhecimento das propriedades da madeira e muitas habilidades sofisticadas de marcenaria que ainda usamos hoje.

Passado de madeira

(Fonte: Peter Pfarr/Reprodução)(Fonte: Peter Pfarr/Reprodução)

Encontrada pela primeira vez em 1994, a vara pontiaguda estava entre ouras ferramentas de madeira em Schöningen. Embora o artefato tenha sido descoberto há quase 30 anos, só recentemente ele pode ser realmente estudado. Pesquisadores informam que esta coleção é considerada a mais antiga coleção de ferramentas de madeira do mundo, embora ferramentas individuais de madeira de 400 mil anos terem sido descobertas no passado.

Usando tecnologias como a microscopia 3D, os arqueólogos conseguiram decifrar novas informações sobre a peça. As medições e maças de corte do bastão indicam que ele foi feito com madeira de um galho de abeto, o que o diferencia de outros objetos de madeira encontrados na região — os quais eram feitos dos troncos de abeto.

Os pesquisadores também acreditam que os primeiros humanos, provavelmente o Homo heidelbergensis ou o Homo neanderthalensis, usavam essas armas como uma espécie de bumerangue para caçar animais. "Essa arma pode ter sido usada para atingir estrategicamente criaturas localizadas até 30 metros de distância", explicaram os arqueólogos em comunicado oficial.

Para Milks, os primeiros humanos usavam bastões de arremesso para atordoar animais como veados, coelhos e pássaros, antes de usar lanças para matá-los. O objeto também apresenta algumas manchar escuras na madeira, as quais podem ser sinais de sangue ou gordura de animais.

Importância histórica

(Fonte: Volker Minkus/Reprodução)(Fonte: Volker Minkus/Reprodução)

Com idade estimada de 300 mil anos, o bastão encontrado na Alemanha é considerado um objeto raro. Isso porque ferramentas feita de madeira com centenas de milhares de anos são consideradas extremamente difíceis de encontrar, visto que a maioria foi degradada por bactérias ou fungos com o passar do tempo.

As ferramentas achadas em Schöningen, porém, foram submersas em água, o que ajudou a preservá-las. "Caso a madeira estivesse em níveis flutuantes de água, ela teria facilmente apodrecido muito rapidamente, durando apenas alguns anos", observou Milks. Sendo assim, o achado científico também foi uma incrível obra do acaso.

Felizmente, esses artefatos conseguiram sobreviver aos milênios, permitindo que fossem estudados séculos mais tarde. Tal tipo de objeto lança uma luz fascinante sobre como os primeiros humanos fabricavam armas e caçavam animais. Os pesquisadores também acreditam que esse tipo de descoberta possa fornecer informações importantes até mesmo sobre como crianças daquele tempo desenvolveram suas próprias habilidades de caça.