5 dos animais marinhos mais venenosos do mundo

07/09/2023 às 10:002 min de leitura

A natureza é cheia de bichos que podem fazer muito mal apenas com o seu veneno, e os oceanos estão cheios dessa galera! Aliás, os mares abrigam algumas das espécies mais venenosas do planeta – capazes de matar humanos em minutos, para se ter uma ideia. 

Até aí, tudo bem, mas o problema é que essas criaturas estão se tornando cada vez mais comuns fora do seu habitat. Graças às mudanças climáticas, criaturas estão se aventurando em novos territórios, representando riscos para os turistas e perturbando o equilíbrio do ecossistema marinho.

Mas quais são as espécies mais venenosas no mar? Aqui estão 5 que você deveria torcer para nunca ver:

1. Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa)

Você já ouviu falar desse assassino mortal? Ele é pequeno, mas incrivelmente perigoso. São quatro espécies diferentes, todas venenosas e capazes de matar um ser humano em poucos minutos. Seu veneno, chamado tetrodotoxina, é mil vezes mais forte que o cianeto! Para piorar, não há antídoto para esse veneno. Esse polvo tem anéis bonitos e coloridos que aparecem quando estão ameaçados, e é aí que ele libera seu veneno mortal. Apesar das mordidas serem indolores, o veneno causa paralisia e até falha respiratória.

Polvo-dos-anéis-azuis. (Foto: Wikimedia Commons)Polvo-dos-anéis-azuis. (Foto: Wikimedia Commons)

2. Torafugu (Takifugu rubripes)

A maioria das espécies de baiacus é tóxica, acumulando tetrodotoxina em sua pele e órgãos através de bactérias em sua dieta. Mesmo assim, o torafugu, um baiacu que habita o Mar do Japão, é considerado uma iguaria, sendo muito consumido no país. A preparação precisa ser cuidadosa, mas ao menos 50 mortes por ano são causadas por envenenamento acidental.

Torafugu (Foto: Wikimedia Commons)Torafugu (Foto: Wikimedia Commons)

3. Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

Com uma bexiga cheia de gás que lembra um antigo navio de guerra, a caravela-portuguesa possui tentáculos venenosos para capturar peixes. Em humanos, a picada é extremamente dolorosa. Para piorar, mesmo depois de mortos, os tentáculos causam dor, choque e febre nas vítimas. Vale notar que, apesar da aparência semelhante, a caravela-portuguesa não é uma água-viva.

Caravela-portuguesa. (Foto: Pixabay)Caravela-portuguesa. (Foto: Pixabay)

4. Lula-de-pijama-listrado (Sepioloidea lineolata)

Esses pequenos cefalópodes escondem um segredo surpreendente: são puro veneno! Sua mordida contêm a neurotoxina tetrodotoxina, e eles ainda produzem uma substância venenosa para afastar predadores. Com cores vibrantes, esses chocos, também conhecidos como "fire squid" (choco de fogo), têm muito mais a revelar do que seu tamanho diminuto sugere.

Lula-de-pijama-listrado. (Foto: Wikimedia Commons)Lula-de-pijama-listrado. (Foto: Wikimedia Commons)

5. Peixe-leão (Pterois volitans)

O bicho é bonito, viu? Possui belas listras vermelhas e brancas, nadadeiras em formato de leque, espinhos dorsais pronunciados e muito mais. Porém, veja de longe! De perto, é perigoso demais! Esses espinhos dorsais contêm veneno que pode causar náuseas, dificuldades respiratórias e paralisia em humanos. Pelo lado “positivo”, essa toxina raramente causa a morte da vítima.

Porém, a espécie tem causado desequilíbrio na fauna. Nativa dos oceanos Pacífico Sul e Índico, tornou-se altamente invasiva no Caribe, na costa sudeste dos Estados Unidos e também no arquipélago de Fernando de Noronha. Ela caça peixes nativos e não tem predadores conhecidos para controlar sua população. Além disso, conseguem se reproduzir durante todo o ano, com cada fêmea produzindo mais de 2 milhões de ovos por ano!

Peixe-leão. (Foto: Pixabay)Peixe-leão. (Foto: Pixabay)



NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: