Tubarão-da-groenlândia: espécie mais velha e reclusa do mundo dá as caras no Caribe

15/09/2023 às 13:002 min de leitura

Um achado extraordinário deixou biólogos perplexos em uma recente expedição marinha: enquanto estudavam tubarões-tigres na costa de Belize, eles se depararam com um tubarão-da-groenlândia! Essa espécie rara e de águas frias estava a milhares de quilômetros de distância de seu habitat.

O tubarão-da-groenlândia é conhecido por ter a vida mais longa entre todos os animais vertebrados na Terra. O bichão passa facilmente dos 250 anos e pode chegar até os 500 anos, dá para acreditar? O isolamento no fundo de águas geladas, entretanto, faz com que ele seja pouco conhecido e pouco estudado.

(Fonte: Hemming1952/Wikimedia Commons)(Fonte: Hemming1952/Wikimedia Commons)

Os pesquisadores estavam realizando um estudo de rotina nas proximidades do recife de Glover, o atol mais remoto de Belize, e monitoravam linhas nas águas costeiras enquanto estudavam os hábitos dos tubarões-tigres na região. No entanto, quando retornaram para verificar a linha, descobriram que ela havia se movido vários quilômetros para longe do recife, em locais com águas muito profundas.

Quando retomaram a pesquisa, os cientistas encontraram o tubarão-da-groenlândia. Hector Daniel Martinez, um dos pesquisadores, descreveu o encontro como impactante, observando que o tubarão parecia "muito, muito velho" e estava claramente adaptado ao seu habitat nas profundezas do mar.

Inicialmente, os cientistas pensaram que poderia ser um tubarão-de-seis-guelras, um predador comum das águas profundas. No entanto, após fotografarem o animal, eles confirmaram que se tratava de um tubarão-da-groenlândia.

Encontro incomum

O tubarão-da-groenlândia não costuma ser visto em águas rasas. (Foto: Wikimedia Commons)O tubarão-da-groenlândia não costuma ser visto em águas rasas. (Foto: Wikimedia Commons)

A descoberta levanta uma série de questões intrigantes. Como um tubarão-da-groenlândia, que normalmente habita as águas geladas do Ártico, acabou no Caribe? Seria possível que esses tubarões realizassem migrações extraordinárias ou passassem longos períodos de suas vidas em águas tropicais, escondidos da vista humana?

Demian Chapman, diretor de pesquisa marinha no Aquário e Laboratório Mote Marine, dos Estados Unidos, acredita que este não é um caso isolado. Ele sugeriu que mais dessas criaturas enigmáticas podem habitar as profundezas do Caribe, permanecendo escondidas de nossa visão.

Essa descoberta surpreendente é um lembrete de que o oceano ainda guarda muitos segredos. Enquanto os cientistas buscam respostas para o mistério dessa migração incomum, continuamos aprendendo complexidades da vida marinha e a riqueza da biodiversidade que habita nosso planeta.

O tubarão-da-groenlândia é uma espécie notável, conhecida por sua longevidade e hábitos alimentares versáteis. Outra curiosidade: a maturidade sexual desse tubarão acontece somente após 134 anos! Em tamanho, entretanto, ele não é tão colossal, alcançando em torno de 7 metros de comprimento. Além disso, eles são verdadeiros necrófagos! Ou seja, eles se alimentam de uma ampla variedade de carcaças, desde peixes e focas até ursos polares e baleias.