Turbulências aéreas estão ficando pior, diz estudo

28/09/2023 às 10:002 min de leitura

Se você notou um aumento dos casos de turbulência durante suas últimas viagens de avião, saiba que você não está errado ou sendo vítima do acaso. Um estudo recente feito pela União Geofísica Americana mostrou que as turbulências aéreas — do tipo que tornam um voo potencialmente assustador — estão se tornando mais comuns.

A pesquisa de 2023 analisou as tendências de turbulência em ar limpo (CAT) globalmente, encontrando aumentos em determinadas altitudes das aeronaves. O estudo também projetou que a CAT se intensificaria em reposta às futuras mudanças climáticas, que são um problema grave para o planeta.

Causas das turbulências

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em termos simples, a turbulência aérea é um evento natural causado por uma série de fatores ambientais. Sendo assim, uma turbulência costuma ocorrer quando há ar instável. Fatores como tempestades, regiões montanhosas e correntes térmicas também podem influenciar no acontecimento desse fenômeno.

No entanto, as turbulências em voos comerciais costumam acontecer no chamado "ar limpo", que ocorre em regiões sem nuvens e é predominantemente criada por mudanças intensas na direção e/ou velocidade do vento. Quando a velocidade do vento muda rapidamente com a distância horizontal e vertical, isso cria redemoinhos turbulentos que fazem com que a aeronave experimente movimentos rápidos para cima e para baixo.

É basicamente a mesma forma como ventos fortes criam grandes ondas no oceano. Ao contrário da turbulência causada por tempestades, o CAT não é visível para pilotos ou meteorologistas — nem mesmo detectável por radar. Logo, é virtualmente impossível evitá-lo. Além disso, esse fenômeno acontece com mais frequência acima de 5,5 km de altitude.

Agravamento recente de casos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O último estudo reanalisou dados de satélite CAT coletados entre 1979 e 2020 para encontrar um aumento acentuado de CAT nos últimos anos. Então, o que fez com que os casos de turbulência aérea aumentassem consideravelmente de tempos para cá? Segundo os pesquisadores, é bem provável que as mudanças climáticas estejam envolvidas nesse assunto.

Devido às emissões de dióxido de carbono crescentes, existe uma maior quantidade de ar quente no mundo. Esse ar quente sobre para a corrente aérea, criando ventos invisíveis que causam turbulência no ar puro. À medida que as alterações climáticas continuarem modificando os padrões das correntes de jato e das trovoadas, a tendência é que esses casos se tornem ainda mais frequentes. 

Porém, ainda não precisamos se preocupar com esse tema. Apesar de ser algo assustados, especialistas garantem que turbulências aéreas, seja por CAT ou por tempestades, não tem qualquer probabilidade de derrubar uma aeronave comercial. Esse fenômeno pode até causar algum tipo de ferimento em passageiros e tripulantes, mas é improvável causar a queda de um avião.

No entanto, vale ressaltar que a maioria das lesões dos passageiros podem ser evitadas simplesmente mantendo o cinto de segurança bem apertado e obedecendo às recomendações dos funcionários na aeronave.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: