Skara Brae: o curioso assentamento neolítico na Escócia

03/10/2023 às 02:002 min de leitura

Você já ouviu falar em Skara Brae? Esse é o nome dado para um assentamento neolítico localizado no norte da Escócia, precisamente nas Ilhas Órcades. Entre 3100 e 2500 a.C., o local era composto por dez casas agrupadas habitadas pela população local na época. 

Skara Brae é considerada a aldeia neolítica mais completa e bem preservada do norte da Europa, tendo sido eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO. Até mais antiga do que Stonehenge ou a Grande Pirâmide de Gizé, esse curioso povoado acabou sendo apelidado de "Pompeia escocesa" devido ao seu excelente estado de preservação — o que conta um pouco sobre o passado dessa região.

Descoberta do assentamento

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um fato curioso sobre Skara Brae é que o assentamento foi descoberto acidentalmente em 1850. Durante o inverno daquele ano, uma grande tempestade atingiu a região e o vento e as marés altas arrancaram terra e grama de um grande monte conhecido como Skerrabra. Isso acabou revelando a gama de estruturas subterrâneas.

Então, o arqueólogo William Watt acabou escavando quatro casas no local, reunindo uma rica coleção de objetos pelo caminho. Depois disso, o local permaneceu inexplorado por alguns vários anos. Em 1925, outra tempestade danificou as estruturas previamente escavadas.

Então, somente em 1928, o primeiro professor de Arqueologia da Universidade de Edimburgo, Gordon Childe, foi contratado para preservar o local para o público. Em seus primeiros estudos, Childe acreditava que os edifícios na região datavam para a Idade do Ferro, há 3 mil anos. No entanto, escavações posteriores feitas por David Clarke na década de 1970, usando datação por radiocarbono, relevou que Skara Brae tinha 5 mil anos.

Comunidade local

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De acordo com os pesquisadores, Skara Brae esteve ocupada durante 600 anos. Cada casa de pedra encontrada na região tinha uma disposição bem semelhante, apresentando um único cômodo. O fato das residências serem tão parecidas indica que todos os habitantes locais viviam numa comunidade muito próxima, onde viviam como iguais.

Outro fato curioso é que as casas eram ligadas por passagens cobertas e foram construídas com um material resistente, semelhante a argila. Isso ajudava a impedir a entrada de umidade nos domicílios. Embora muitos materiais tenham se perdido com o tempo, a estrutura base de Skara Brae sobreviveu muito bem aos anos.

Na visão de especialistas, é provável que o assentamento tenha sido abandonado por conta de doenças ou até mesmo mudanças para terras mais produtivas. Mas como seus edifícios permaneceram de pé? Logo depois que Skara Brae foi abandonada, a vila foi rapidamente coberta por areia em algumas décadas. Isso criou uma proteção natural para que as estruturas não fossem perturbadas pelos efeitos do tempo. 

Para nossa sorte, todo esse processo nos permitiu ter uma visão mais aprofundada do passado da humanidade, quase como se o tempo tivesse congelado até nós redescobrirmos essa parte do mundo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: