7 curiosidades sobre a Escócia

18/05/2022 às 12:003 min de leitura

A Escócia é realmente um país fascinante. Além dos estereótipos típicos deste país (como as saias kilts, o whisky, os castelos medievais e as gaitas de fole), há muito mais coisa que vale aprender sobre este lugar tão frio quanto simpático. 

Neste texto, apresentamos 7 curiosidades sobre o lar de William Wallace (o herói da luta pela independência da Escócia).

1. O maior festival de artes do mundo

(Fonte: G1)(Fonte: G1)

Para muitos, o Festival Internacional de Edimburgo é o maior evento de manifestações artísticas no mundo todo. Ele teve sua primeira edição em 1947 e segue acontecendo anualmente, com duração de 3 semanas.

Para se ter uma ideia da grandiosidade deste evento, veja só: ele envolve o Festival Fringe, focado em obras e espetáculos fora dos padrões convencionais; o Festival Internacional de Filme (EIFF), considerado a mostra de cinema mais antiga do mundo; e o Festival Internacional do Livro, que reúne escritores, músicos, e outros artistas. Dá para dizer então que este é um país que respira cultura.

2. Os escoceses não gostam tanto de Coca-Cola

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)

A Escócia é um dos únicos países do mundo em que a Coca-Cola não é o refrigerante mais vendido. Isto acontece porque o refrigerante local Irn Bru é o líder de vendas. 

Dizem que é difícil descrever o sabor do Irn Bru. Mas o fato é que ele é superdoce e lembra um pouco a experiência de beber um chiclete.

3. O país é cheio de ilhas

(Fonte: Euro Dicas Turismo)(Fonte: Euro Dicas Turismo)

A Escócia é um país rodeado por ilhas. O governo registra a existência de quase 800 pequenas ilhas no entorno da parte continental. E o mais curioso é que a maior parte delas é desabitada: apenas cerca de 100 ilhas têm algum ser humano vivendo nelas.

4. O golfe foi inventado na Escócia

(Fonte: Escola Educação)(Fonte: Escola Educação)

O esporte do golfe foi inventado na Escócia medieval, por volta de 1400. O jogo foi criado tendo como inspiração um esporte romano chamado Paganica que era praticado com uma bola e um taco. 

Mesmo que o rei James II tenha proibido a prática no país em 1457, o fato é que o esporte continuou se espalhando e logo chegou no mundo inteiro.

Já as regras do golfe, válidas até hoje, foram estabelecidas no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, capital da Escócia. Elas foram criadas pelo primeiro clube de golfe do mundo, o The Gentlemen Golfers of Leith.

5. O café da manhã local é bem estranho

(Fonte: Chapinha na Mala)(Fonte: Chapinha na Mala)

Quer saborear um café da manhã bem tradicional da Escócia? Então confira o cardápio: tem café, chá, ovos mexidos, feijões, salsicha, tomates tostados, torradas, salmão defumado e black pudding (um salsichão feito de sangue de porco e aveia bem comum nas mesas escocesas).

6. A comida mais tradicional do país talvez pareça desagradável

(Fonte: Britannica)(Fonte: Britannica)

Ainda na seara da culinária local, vale mencionar o prato mais tradicional da cozinha escocesa. É o haggis, que consiste em um bucho de ovelha recheado com vísceras (como coração, pulmão e fígado). Parece que lembra bastante o gosto de buchada de bode.

E só para saber, em eventos muito importantes, ele é consumido com toda pompa, ao som de gaitas de fole e cortado com uma espada. Equivale mais ou menos ao nosso peru no Natal.

7. O monstro do Lago Ness é de lá

(Fonte: IG)(Fonte: IG)

O famoso monstro do Lago Ness é oriundo da Escócia: ele teria sido visto no Lago Ness, localizado nas Terras Altas.

Não se tem total certeza se o animal existiu de fato ou é apenas um mito. Mas os que defendem a sua existência afirmam que ele seria uma espécie de serpente ou de réptil marinho.

Uma curiosidade é que o monstro é uma espécie de mascote do país e costuma ser referido pelo apelido Nessie.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: