Queda de plataformas de gelo na Groenlândia gera alerta crescente

10/11/2023 às 10:002 min de leitura

As plataformas de gelo no norte da Groenlândia perderam mais de um terço do seu volume desde 1978 e podem entrar em colapso com "consequências dramáticas" nos próximos anos, alertam pesquisadores. Das oito enormes geleiras da região, três delas já sofreram colapso total e as restantes estão em recuo rápido.

Em estudo publicado na revista Nature Communications, cientistas destacaram que as plataformas de gelo são as partes de uma camada glacial que flutua na água, evitando que as geleiras terrestres deslizem e derretam no oceano. Se as geleiras que sustentam as plataformas de gelo na Groenlândia entrarem em colapso, investigadores afirmam que o nível do mar poderá subir quase 2,1 metros. 

Estado de alerta

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

No artigo publicado no dia 7 de novembro, os autores do novo estudo afirmam que uma perda no suporte fornecido pelas plataformas de gelo neste setor irá provavelmente desencadear um aumento na descarga de água que poderá rivalizar com os maiores contribuintes para a perda de massa de gelo na Groenlândia. 

"Isto poderá ter consequências dramáticas em termos de subida do nível do mar, uma vez que é o setor na Groenlândia com maior potencial para esse tipo de fenômeno", revela o estudo. O manto de gelo existente na região é um dos maiores mantos permanentes da Terra — sendo o outro o manto de gelo da Antártida. 

Essa camada espessa de gelo é aproximadamente três vezes o tamanho do Texas, o que significa que ela cobre uma área de aproximadamente 1,7 milhão de km2, de acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC). Os mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida representam 68% das reservas de água doce do planeta, de acordo com o NSIDC. 

Contudo, ambos têm perdido massa a um ritmo muito acelerado devido às alterações climáticas, e os lençóis perderam um total combinado de 7 bilhões de toneladas de gelo desde 1994.

Cenário crítico para o futuro

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Até o momento, os pesquisadores não haviam observado muito derretimento de gelo no norte da Groenlândia e a maioria dos investigadores acreditava que o gelo ali era relativamente intacto. Contudo, novos dados obtidos por meio de observações de satélite e amostras de um campo num modelo climático mostraram outra perspectiva sobre a situação.

Os resultados revelaram um aumento da temperatura dos oceanos que fez com que as plataformas de gelo as quais restringiam as geleiras perdessem mais de 35% do seu volume total desde 1978. A maior parte da perda foi causada pelo derretimento das plataformas de gelo por baixo devido à água quente. A separação dos blocos, o que forma icebergs, também contribuiu para a redução.

Caso os oceanos continuem a aquecer, as plataformas poderão sofrer um colapso dramático, disseram os pesquisadores. A tendência do derretimento acelerado na Groenlândia também está acontecendo em outras partes do mundo. Entre 2000 e 2019, as geleiras da Terra perderam uma média de 266 bilhões de toneladas métricas de massa por ano, o que representa 21% do aumento observado do nível do mar durante esse período. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: