Canudos de papel são mesmo melhores para o meio ambiente do que canudos de plástico?

03/12/2023 às 04:002 min de leitura

Apesar de terem surgido no mundo como uma alternativa mais sustentável aos canudos de plástico, os canudos de papel nunca se tornaram favoritos entre as pessoas. Afinal, quem nunca ficou irritado ao notar que um desses canudos estava se desmanchando enquanto você ainda tomava sua bebida, não é mesmo?

À medida que o setor de alimentação tentou abandonar o plástico em resposta à demanda dos consumidores, no entanto, eles se tornaram produtos que aparecem por todos os lados. Mas será que eles são tão mais benéficos assim? Segundo um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, as coisas não são tão simples.

Problemas dos canudos de papel

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo o novo estudo, a grande maioria dos canudos de papel contêm mais "produtos químicos eternos" do que os canudos de plástico. O material feito de polifluoroalquil (PFAS) de longa duração pode permanecer no ambiente durante décadas, contaminar o abastecimento de água e está associado a uma série de problemas de saúde.

Os investigadores também afirmam quem seus resultados sugerem que os canudos de papel — bem como os canudos de bambu, que também contêm PFAS — não são exatamente uma alternativa mais sustentável ao plástico. No Brasil, dados fornecidos pela Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 1,2 mil tonelada de canudos plásticos foi produzida em 2020.

Contudo, até o momento, ao menos oito Estados já proibiram o uso do produto e optaram por canudos de papel. Apesar do abandono total dos canudos de plástico não ser visto como uma solução definitiva para os problemas de poluição, pesquisadores afirmam que o movimento de mudança abriu os olhos da população para angariar apoio em causas sustentáveis.

Por fim, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente passou a negociar um Tratado Global sobre Plásticos com 170 países em 2022, o que pode servir como um marco regulatório funcional a partir de 2024.

Uso de canudos reutilizáveis

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Se você quer continuar usando canudos, mas sem sofrer com a terrível sensação de ter um deles desmanchando em sua boca, uma das opções mais saudáveis para o planeta e benéfica para todos é o uso de canudos reutilizáveis, como aqueles feitos de metal ou vidro. Afinal, eles são muito mais seguros e resistem ao desgaste por mais tempo do que os de plástico.

Obviamente, até mesmo esses materiais têm seus problemas. Avaliações passadas mostram que um canudo de vidro é responsável por 44 vezes mais emissões de gases de efeito estufa do que um canudo de plástico. O número aumenta para 148 vezes mais entre os canudos de aço inoxidável. Os canudos de bambu são melhores, mas ainda assim produzem 27 vezes mais dióxido de carbono do que o plástico.

Porém, tendo em mente que estamos falando de um produto reutilizável, as centenas de reutilizações desses canudos possui um grande peso na balança e tende a equilibrar essa matemática. Sem contar que canudos reutilizáveis não costumam parar no oceano, matando a vida marinha.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: