Ciência
23/12/2023 às 12:00•2 min de leitura
Diariamente sentimos algumas reações esquisitas acontecerem no nosso corpo, e elas geram muitas dúvidas, apesar de rotineiras. Afinal, vai me dizer que você nunca se perguntou o motivo de seus dedos ficarem enrugados ao passar muito tempo na água?
Caso esteja curioso, a doutora Amy Rantala, ortopedista e especialista em medicina esportiva, separou a resposta para alguns questionamentos bem comuns e os motivos científicos por trás deles!
(Fonte: Getty Images)
Se você já passou mais de 30 minutos em uma piscina, com certeza viu as pontas dos seus dedos se encherem de rugas. Apesar de curioso, tudo isso pode ter uma explicação evolutiva.
Segundo os especialistas em evolução, há indícios de que as rugas causam uma tração, o que pode ter ajudado os seres humanos a aprimorarem sua habilidade de agarrar objetos na água. As pessoas com danos nos nervos das mãos ou pés não apresentam o mesmo enrugamento nos dedos.
(Fonte: Getty Images)
Podemos sentir uma pulsação nos ouvidos por uma série de motivos. O tinido é frequentemente descrito como um zumbido, mas há uma variante em que é possível sentir uma pulsação nos ouvidos. Ela é chamada de zumbido pulsátil.
Isso acontece porque a elevação da pressão arterial ou o bloqueio do canal do ouvido pode fazer com que uma pulsação seja ouvida. Uma anormalidade nas artérias próximas aos ouvidos também pode causar essa sensação. Caso esteja sentindo algo assim, talvez seja o momento de procurar ajuda médica.
(Fonte: Getty Images)
Você pode tentar, mas não vai vencer: se estiver sentido frio, você vai consequentemente tremer (muito!). E esses movimentos vão se intensificar quanto mais baixa for a temperatura.
Os animais tremem quando sentem frio porque é uma maneira de movimentar os músculos para criar calor, quando o organismo começa a ficar abaixo dos 37 ºC.
.(Fonte: Getty Images)
Você já viu algum conhecido espirrar simplesmente por olhar para o sol? Isso se chama reflexo do espirro fótico, conhecido como “espirro do sol”.
Segundo a teoria que explica a reação, o nervo ótico, que percebe a mudança da luz, fica próximo ao nervo trigêmeo, que controla o espirro. Um espirro típico é provocado pela irritação no nariz, que estimula o nervo trigêmeo para acionar um espirro.
Quando saímos de uma sala escura em direção à luz brilhante, as pupilas se contraem. Esse rápido reflexo é iniciado pelo nervo ótico e pode dar a sensação de irritação no nariz, provocando o espirro. Nem todo mundo tem essa reação, e não está muito claro porque algumas pessoas têm e outras não.
(Fonte: Getty Images)
As pontadas laterais são provocadas pela irritação do diafragma, um músculo que separa a cavidade pulmonar da cavidade abdominal. Os corredores iniciantes e aqueles que estão aumentando o ritmo ou a distância estão mais propensos a sentirem elas.
Às vezes, elas são provocadas pela respiração muito rápida ou pela ingestão de um alimento inadequado antes da corrida. Caso sinta uma pontada lateral, diminua o ritmo, alongue os músculos centrais e mantenha o foco na respiração lenta e ritmada.
(Fonte: Getty Images)
A contração da pálpebra é chamada blefarospasmo. Não se sabe exatamente por que isso acontece, mas a fadiga, a cafeína e o estresse são apontados como possíveis culpados.
"Recomendo alongar o músculo que está se contraindo ao puxar suavemente a área com a ponta dos dedos e reservar um tempo extra para descansar. Normalmente, a contração desaparece sozinha", explica a doutora Amy.
Caso a contração dure mais do que o habitual ou dificulte a abertura da pálpebra, procure um profissional de saúde.