Ciência
22/05/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 22/05/2024 às 16:00
Todo dia e a todo instante, utilizamos unidades de medida para mensurar algo ou alguma coisa. Polegadas, centímetros, metros, quilômetros, milhas, esses nomes fazem parte do cotidiano de seres humanos em todo o planeta, com cada país adotando um dos sistemas de medida amplamente conhecidos.
Mas, independente de você ser um fã do modelo métrico ou do imperial, saiba que outras unidades de medida estão à sua disposição, mesmo que você não tenha ideia de que elas existem – ou de quando as utilizar. Elas talvez não sejam tão precisas ou utilitárias, mas podem, certamente, arrancar um riso ou espanto.
O grande astrônomo Carl Sagan é tido até hoje como um grande nome de sua área. Sua presença no campo da astronomia é tão forte que ele acabou nomeando uma unidade de medida, e realmente grande.
Oficialmente, um “sagan” (também chamado de “unidade sagan”) designa nada menos que 4 bilhões de qualquer coisa. A homenagem se dá porque Carl Sagan usava muito a frase “bilhões e bilhões” para designar várias coisas, como as estrelas no céu, aos anos de existência do universo, ao tamanho do universo e muito mais.
Uma medida musical pouco conhecida é o tatum. Tecnicamente, um tatum designa "o menor intervalo de tempo entre notas sucessivas em uma frase rítmica" ou "o valor de duração mais curto na música que é ainda mais do que acidentalmente encontrado" pelo cérebro e captado como uma batida.
O termo tem uma origem curiosa: ele foi dado por um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1993, chamado Jeff Bilmes. Isso foi criado por ele em sua tese de mestrado, em que ele denominou tatum como o tempo muito breve entre pausas abertas. Ao dar esse nome, ele homenageava o pianista de jazz Art Tatum, que tocava o seu instrumento de forma notavelmente rápida.
O matemático John von Neumann foi muito relevante no século XX. Ele morreu na década de 1950, mas deixou um legado enorme na sua área. Contudo, outra coisa marcou a sua existência: a rapidez com que dava suas palestras.
Ele falava de forma muito rápida, clara e precisa. Isso fazia com que suas palestras fossem consideradas um legado incrível. Muitas vezes, os alunos se recusavam a fazer anotações, e era comum que as pessoas pedissem para que von Neumann reduzisse seu ritmo para poder acompanhar.
Ele então criou o termo “microsséculo” para designar seu ritmo, pois, para John von Neumann, era importante não perder tempo nem deixar seus alunos desperdiçar seu tempo. Um microsséculo equivale exatamente a 52 minutos e 35,7 segundos – o espaço de tempo que designa exatamente um milionésimo de século.
Um cavalo-vapor é uma unidade de medida de potência, usada principalmente na produção de máquinas e motores. Há várias unidades de medida, mas a mais utilizada é de cerca de 745,7 watts,
O termo surgiu porque, no século XVIII, os engenheiros buscavam uma forma confiável de fazer referência à potência das locomotivas e de outras coisas que dependiam da tecnologia a vapor.
O engenheiro e inventor escocês James Watt teve a ideia: ele descobriu que um cavalo médio conseguia mover 150 kg de carvão por 30 metros em 1 minuto, e começou a chamar essa medida de potência de cavalo. Desde então, essa potência passou a ser medida dessa forma.