Cientistas descobrem acidentalmente uma superfície matadora de germes
346

Cientistas descobrem acidentalmente uma superfície matadora de germes

Último Vídeo

Um grupo de pesquisadores australianos descobriu uma solução prática para matar germes e micróbios sem precisar se preocupar em passar desinfetantes ou outros produtos de limpeza. Com a utilização de uma superfície de silício negro, as bactérias que entram em contato com o material são mortas em pouquíssimo tempo.

O silício negro foi descoberto acidentalmente em 1990 por cientistas de Harvard, mas as pesquisas naquela época exploraram a natureza semicondutora da nova substância. Com as observações atuais, os pesquisadores da Austrália notaram que a estrutura do material era composta de uma “floresta de espinhos”, e utilizaram asas de cigarras e de libélulas para testar a efetividade antibacteriana do elemento.

Para a alegria da pesquisa, a estrutura pontiaguda do silício negro não permitia que os micróbios se instalassem antes que suas paredes celulares fossem rasgadas pelas afiadas pontas da substância. O material, que apresenta pontas de até 500 nanômetros de altura, mostrou uma grande eficiência no combate contra as bactérias.

No entanto, o alto preço da fabricação da substância é um dos obstáculos para a criação de superfícies antigermes. A esperança dos cientistas é que nanomateriais sintéticos com as mesmas propriedades antibacterianas apresentaram uma eficiência parecida com a do silício negro, podendo assim serem facilmente fabricadas em grandes áreas e solucionando boa parte do nosso problema com os queridos e pequenos microrganismos.

Via Tecmundo