Dedo anelar mais longo que o indicador? Isso pode ter relação com a bebida

06/12/2024 às 15:002 min de leituraAtualizado em 06/12/2024 às 15:00

Já olhou a proporção entre os seus dedos da mão? Normalmente, o dedo mais longo é o dedo médio, depois seguido pelo indicador, e depois pelo dedo anelar. Mas em algumas pessoas, o anelar vem em segundo lugar no quesito tamanho.

Agora um estudo sugere uma associação bem estranha: afirma que há uma ligação entre o alto consumo de álcool e o fato de possuir o dedo anelar maior que o indicador. Acredite se quiser!

A relação entre os nossos dedos

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A proporção de tamanho entre os seus dedos da mão pode estar influenciando os seus hábitos. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Talvez você não saiba, mas o tamanho dos nossos dedos é algo definido antes do nosso nascimento, por influência dos hormônios a que somos expostos no útero. Pessoas mais expostas ao estrogênio tendem a ter o indicador mais longo que o dedo anelar. Já quem é mais exposto à testosterona tende a ter um dedo anelar maior. Há ainda os que têm esses dois dedos do mesmo tamanho.

Um estudo recente analisou 258 estudantes participantes (169 mulheres e 89 homens) para verificar qual a relação desse dado com o consumo de álcool. Os resultados mostraram que havia uma relação entre um maior consumo de álcool e a presença de dedos anelares mais longos em relação aos indicadores.

De acordo com o professor John Manning, da Swansea University, que participou da pesquisa Applied Sports, Technology, Exercise and Medicine, o padrão encontrado sugere uma participação dos hormônios sexuais na formação dos dedos. "Sabe-se que pacientes dependentes de álcool têm o dedo anelar muito longo em relação ao indicador, sugerindo a testosterona alta em relação à exposição ao estrogênio antes do nascimento. Como esperado, as associações foram mais fortes para homens do que para mulheres".

O que isso quer dizer?

x
Dependendo da proporção entre os seus dedos, você pode estar bebendo mais ou menos. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

O estudo afirma que não se pode estabelecer em definitivo uma relação de causa e efeito – ou seja, a proporção encontrada entre os dedos não é capaz de determinar o comportamento de uma pessoa. Ainda assim, o que se espera é que esses resultados, ao identificar esta conexão, possam lançar alguma luz sobre os fatores que levam ao consumo excessivo do álcool.

"O consumo de álcool é um grande problema social e econômico. Portanto, é importante entender por que o uso de álcool mostra diferenças consideráveis entre os indivíduos", afirmou John Manning. Por isso, de acordo com a proporção entre os seus dedos da mão, talvez seja bom prestar atenção se você não está bebendo demais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: