Por que o tempo parece passar mais devagar durante certas atividades?

25/05/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 25/05/2024 às 10:00

A sensação de que o tempo passa mais rápido ou mais devagar durante certas atividades é um fenômeno intrigante, que tem levado muitos cientistas a estudarem as variáveis envolvidas para entenderem melhor esse efeito.

Recentemente, os pesquisadores Andrew Edwards, da Canterbury Christ Church University, Stein Menting e Marije Elferink-Gemser, da Universidade de Groningen, e Florentina Hettinga, da Northumbria University, investigaram como o exercício pode influenciar a percepção do tempo.

Publicado na revista Brain and Behavior, o estudo revelou que nossa noção de tempo pode ser significativamente distorcida durante algumas atividades.

Metodologia e condições do estudo

20506917_1820058744676814_4370330672129551717_o.jpg
Um cicloergômetro Veletron, usado nos experimentos. (Fonte: Velotron / Facebook / Reprodução)

Para investigar como o exercício afeta a percepção do tempo, os pesquisadores conduziram um experimento com 33 participantes fisicamente ativos. Utilizando um cicloergômetro Velotron, foi criado um percurso virtual de 4 quilômetros para ser completado pelos participantes em três diferentes condições:

• solo: onde apenas o avatar virtual do participante era visível no percurso;
  • adversário passivo: onde outro avatar estava presente no percurso, mas não competia diretamente;
  • adversário ativo: onde o participante competia contra um avatar, tentando completar o percurso primeiro.

Durante o experimento, os participantes foram solicitados a estimar intervalos de 30 segundos em diferentes momentos: antes do exercício, durante o percurso em pontos de 500 metros, 1.500 metros e 2.500 metros, e após a conclusão do exercício. Nenhuma informação numérica sobre frequência cardíaca ou desempenho foi fornecida aos participantes para evitar influenciar suas estimativas de tempo.

Resultados e implicações

Os participantes tiveram uma percepção do tempo passando mais devagar durante o experimento. (Fonte: Getty Images / Reprodução)
Os participantes "sentiram" o tempo passar mais devagar durante o experimento. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os resultados mostraram que, durante o exercício, os participantes sentiram que o tempo passou mais devagar. A percepção do tempo ficou cerca de 9% fora do ritmo real; o que indica que os participantes sentiram que o tempo estava passando mais devagar do que realmente estava.

Outra observação importante é que a introdução de um adversário, seja passivo ou ativo, não alterou significativamente essa percepção. Isso sugere que a competição não tem um impacto adicional na distorção temporal induzida pelo exercício. Além disso, apesar de os participantes não serem ciclistas profissionais, todos estavam em boa forma física, o que pode limitar a generalização dos resultados. Essas descobertas têm implicações importantes para escolhas saudáveis de exercícios e para otimização do desempenho.

Os estudos sugerem que a percepção do tempo durante o exercício é influenciada por fatores situacionais, sendo mais lenta em atividades que demandam esforço e concentração. Compreender essa distorção temporal pode melhorar a experiência e a eficiência dos exercícios. Portanto, ao sentir que o tempo se arrasta durante o treino, isso pode ser um sinal de que você está realmente engajado e focado em sua atividade física.