Artes/cultura
14/08/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 14/08/2024 às 16:00
Em escala global, todos os números mostram que a população humana certamente está crescendo nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, nós chegamos a casa das 8 milhões de pessoas na Terra e espera-se que esse número siga crescendo para mais de 10 bilhões nos próximos 60 anos.
Agora, um novo estudo feito pelo World Factbook e publicado pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos está tentando mensurar esse crescimento em escala nacional. E quais são os países que mais crescem por ano segundo o estudo? O top 10 foi completamente dominado pelos países africanos.
Segundo os dados divulgados pela CIA, o Sudão do Sul é o país com a maior taxa de crescimento populacional no mundo inteiro no momento com 4,65% de aumento por ano. Em seguida, no "pódio", estão Níger (3,66%) e Angola (3,33%). Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores é que o top 10 de crescimento populacional foi completamente tomado por um único continente. Confira a lista completa e as respectivas taxas de crescimento populacional:
Segundo os pesquisadores, isso reflete uma tendência observada em toda a África. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a população da África aumentou dez vezes desde 1900, atribuído principalmente à queda nas taxas de mortalidade e às taxas de natalidade cada vez mais altas na região.
No entanto, não se espera que esse boom populacional dure para sempre. Alguns dos países presentes na lista da CIA já possuem taxa de crescimento populacional negativa, o que significa que o número de pessoas está diminuindo em certas regiões.
Uma razão significativa para a queda na taxa de crescimento populacional de alguns países é porque as taxas de fertilidade também estão caindo em algumas áreas. Inclusive, certos estudos mostram que, até o final do século, 97% dos países não terão taxas de fertilidade altas o suficiente para sustentar o tamanho de suas populações.
Logo, apesar do rápido crescimento observado em alguns países atualmente, a população global pode atingir o pico muito antes do estimado em estudos passados. Relatórios recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a queda da população mundial pode começar em meados da década de 2080.
Os investigadores ainda não sabem ao certo se essa previsão irá se concretizar ou não e quais serão as consequência se isso realmente acontecer. Porém, de qualquer forma, é importante ficarmos de olho no que está acontecendo em cada país do mundo para nos prevenirmos dos próximos passos.