
Ciência
16/10/2012 às 15:04•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
O pãozinho nosso de cada dia ganhou um dia especial há 12 anos, quando a organização International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB) resolveu instituir o Dia Mundial do Pão no dia 16 de outubro, a fim de divulgar e valorizar a produção do alimento.
Não se sabe ao certo em qual época exata o primeiro pão foi produzido. Presume-se que a primeira versão tenha surgido há 12 mil anos na região da Mesopotâmia, quando o trigo começou a ser cultivado.
Porém, nesse tempo o pão não era fofinho e saboroso como você conhece hoje. O alimento feito pelos antigos era duro, seco e com o gosto amargo, pois era feito com a farinha misturada com os poucos ingredientes disponíveis na época como o fruto do carvalho e depois assado sobre pedras.
Somente no ano de 7.000 a.C., no Egito, os pães passaram a serem assados em fornos de barro e, mais tarde, o processo de fermentação foi descoberto, deixando os pães mais gostosos e macios. A partir daí, a produção do alimento se disseminou e se aperfeiçoou, resultando nas delícias que são disponibilizadas hoje em dia em padarias e nas receitas caseiras.
Se você quer conhecer mais sobre o preparo de pães e saber alguns truques, o Chef de cozinha Guilherme Guzela dá algumas dicas valiosas que o TodaEla apresenta abaixo:
Qual a dica para a massa do pão ficar sempre macia?
Chef Guilherme Guzela: O grande segredo do pão para que ele fique muito macio é sovar a massa. Isso faz com que a massa fique mais elástica, pois é desenvolvido o glúten da farinha de trigo. Esse "ingrediente" mágico aparece depois que movimentamos bastante a massa com as mãos, fazendo com que a ação mecânica misturado com a água deixe o pão elástico. É nesse estágio que as bolhas de gás do fermento irão ficar presas na massa, deixando um pão bem fofinho e macio.
É importante que a receita seja seguida à risca, com a pesagem correta dos ingredientes. Isso também ajuda a ter uma proporção de líquido e farinha mais equilibrada, não deixando o pão muito mole ou muito duro.
Fonte: Thinkstock
Existe algum truque na hora da fermentação da massa para ela crescer mais?
Chef Guilherme Guzela: A temperatura ideal de fermentação é perto dos 25, 30 graus. Se a temperatura for muito acima disso, a massa desenvolve muito rápido, o que deixa o pão com um sabor muito forte de fermento. Se for mais baixa que isso, o pão demora muito pra crescer. Depois que o pão cresceu até o dobro do seu volume, devemos sovar de volta, sem medo de ele baixar. Depois disso, deixamos crescer uma segunda vez, até um pouco mais do que o dobro do seu tamanho original.
Para que a massa cresça bem lisa, coloque um pano úmido sobre ela, para que ela não resseque. É nessa segunda sovada que damos o formato final ao pão. Depois disso, é só colocar pra assar depois de bem crescido.
Quais as suas outras dicas para um pão perfeito?
Chef Guilherme Guzela: O pão perfeito é a mistura de ingredientes de qualidade, uma pesagem adequada dos ingredientes, a manipulação com cuidado e carinho da massa e não menos importante, de um bom forno para assar seu pão.
Fonte: Thinkstock
Por isso, escolha sempre muito bem os ingredientes, não faça pão com os restos de algo que você encontrou! Use ingredientes de qualidade! Trabalhe a massa com carinho e com paciência. O pão é uma arte, que misturada com um pouco de ciência, traz resultados muito bons para o paladar e para os olhos! O seu carinho ao manipular o pão certamente serão sentidos pelos seus convidados!
Além disso, o forno deve estar sempre bem quente ao se colocar o pão, nada de forno frio! Para descansar, respeite sempre a regra do volume. Deixe chegar ao dobro do volume, depois amasse de novo, dê forma ao pão e deixe crescer mais uma vez, até o dobro do volume novamente.
Além de dicas preciosas para o preparo de pão, o Chef Guilherme Guzela conta aqui no TodaEla uma receita deliciosa de Focaccia (um tipo de pão) que ele aprendeu na Itália.
“A minha dica de receita é uma que fiz e faço muito até hoje! Aprendi ela na Itália e faço sempre para os meus convidados, amigos e familiares. É a famosa Focaccia! Ela é uma massa muito simples, feita com poucos ingredientes, tem um método fácil de preparo e um sabor fantástico! E você pode rechear com o que quiser. Cebola, cebola roxa, azeitonas, alcaparras, atum ou o mais simples: folhas de alecrim frescas e sal grosso! Essa mesma massa, se você separar em bolinhas de 120 g dá para fazer pizza!”, indica o Chef.
Deu água na boca, não é mesmo? Então, confira a receita abaixo:
Fonte: Thinkstock
Massa de focaccia italiana
Ingredientes para 2 focaccias grandes:
Modo de preparo:
No site do TudoGostoso, você também encontra ótimas receitas de variados tipos de pães para você saborear no dia a dia. Confira algumas e bom apetite!
Fonte: Reprodução/TudoGostoso
INGREDIENTES
1 xícara de leite
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher de sal
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de fermento biológico em pó
mortadela picada
manteiga para untar
1 gema
MODO DE PREPARO
Fonte: Reprodução/TudoGostoso
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO