publicidade

Qual é a relação do sono com o zzzzzz?

26/02/2019 às 03:312 min de leitura

Você já deve reparado no uso da letra Z para simbolizar o sono, certo? Muitos até usam essa referência quando estão conversando com alguém e querem mostrar que o papo está entediante: basta mandar vários z, e o recado está dado. Mas você sabe quando surgiu esse costume?

A ideia original era simbolizar o ronco, não necessariamente o sono, e seu uso é relativamente recente, de quando os quadrinhos começaram a se popularizar nos jornais estadunidenses. O primeiro registro de um estudo sobre o zzz (dessa forma, com três letras) aconteceu em 1924, feito pela American Dialect Society, uma entidade que analisa a língua inglesa nos Estados Unidos. Isso indica que antes o registro já era usado, ainda que esporadicamente.

Porém, a primeira vez que a letra foi usada para representar uma espécie de barulho aconteceu em 1852, quando Henry Thoreaus escreveu: “The dry z-ing of the locust is heard”. O naturalista estava se referindo ao barulho alto produzido por um tipo específico de gafanhoto.

Primeiras aparições nos quadrinhos

Em 28 de maio de 1916, o quadrinho Krazy Kat mostrou um urso roncando, com um balãozinho de Z, sendo despertado com uma pedrada na cabeça. Três anos depois, em 1919, a revista Boy's Life, direcionada a meninos, também trouxe em um quadrinho na seção de humor um personagem roncando com essa letra característica.

A pesquisa da origem do Z para simbolizar o ronco ou sono foi feita por Cecil Adams, que destacou outras aparições ainda mais antigas. Em 1913, o quadrinho Os Sobrinhos do Capitão mostrou um homem cochilando e exibindo alguns primórdios da famosa onomatopeia: bzz-z e zz-z. Já no quadrinho The Fineheimer Twins, de 1907, um homem com perna de pau dormia enquanto repetia praticamente o alfabeto inteiro, com expressões como grrkkkk, zzzcrrkkkk e, é claro, o tradicional zzz. Porém, a menção mais antiga encontrada por Adams foi novamente no quadrinho Os Sobrinhos do Capitão, mas datada de 1903.

Mas por que a letra Z?

A pesquisadora não conseguiu determinar, entretanto, o motivo da escolha dessa letra para simbolizar o ronco ou o sono. Como o primeiro quadrinho a apresentá-la foi criado pelo alemão Rudolph Kirks, Adams acreditou que pudesse ter alguma coisa relacionada com o sotaque do idioma nos Estados Unidos, mas não achou nada que comprovasse a teoria.

O pior é que na Alemanha o ronco é simbolizado com outras letras: chrrr! Isso a levou a uma pesquisa paralela que mostrou que na França se usa rrroooo ou rrr; no Japão, Guu Guu ou hu lu; e, na Finlândia, kroohpyyh. Já no resto do mundo, o uso de zzz se popularizou não apenas para o ronco, mas também, e principalmente, para o sono.

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: