Um estudo feito com 65 mil mulheres dinamarquesas mostrou que aquelas que moram em ruas com muito barulho possuem uma dificuldade mais para engravidar. Esse atraso poderia ser de até 1 ano a partir do momento em que o casal começa a tentar a gestação, caso seja comparado com o tempo que casais que moram em lugares mais calmos conseguem chegar à concepção.
O estudo cruzou dados de natalidade e trânsito entre 1996 e 2002. Estudos anteriores mostraram que mulheres costumam engravidar em até seis ciclos menstruais a partir do momento em que começam a tentar isso. Porém, o estudo feito na Dinamarca mostrou que a chance de esse tempo ser extrapolado aumenta em até 8% para cada 10 decibéis acima do normal.
Lugares calmos favorecem a gestação
A pesquisa também levou em consideração fatores sociais, descartando a pobreza ou o acesso ao saneamento como fatores que podem atrasar uma gestação. Entretanto, mulheres que demoraram mais de 12 meses foram descartadas do estudo, já que a probabilidade de elas terem atrasado a gestação pode ter outros fatores, principalmente biológicos e particulares.
Ainda não se sabe exatamente como o ruído excessivo pode atrapalhar a fertilidade do casal. Porém, estudos anteriores mostraram que distúrbios de sono podem atrapalhar as mulheres que querem engravidar, além de diminuir a qualidade do sêmen do homem. Ou seja, cidades excessivamente noturnas podem não ser o melhor lugar para um casal em fase gestacional.