Ruas muito barulhentas podem atrapalhar os casais que querem engravidar

Um estudo feito com 65 mil mulheres dinamarquesas mostrou que aquelas que moram em ruas com muito barulho possuem uma dificuldade mais para engravidar. Esse atraso poderia ser de até 1 ano a partir do momento em que o casal começa a tentar a gestação, caso seja comparado com o tempo que casais que moram em lugares mais calmos conseguem chegar à concepção.

O estudo cruzou dados de natalidade e trânsito entre 1996 e 2002. Estudos anteriores mostraram que mulheres costumam engravidar em até seis ciclos menstruais a partir do momento em que começam a tentar isso. Porém, o estudo feito na Dinamarca mostrou que a chance de esse tempo ser extrapolado aumenta em até 8% para cada 10 decibéis acima do normal.

Lugares calmos favorecem a gestação

A pesquisa também levou em consideração fatores sociais, descartando a pobreza ou o acesso ao saneamento como fatores que podem atrasar uma gestação. Entretanto, mulheres que demoraram mais de 12 meses foram descartadas do estudo, já que a probabilidade de elas terem atrasado a gestação pode ter outros fatores, principalmente biológicos e particulares.

Ainda não se sabe exatamente como o ruído excessivo pode atrapalhar a fertilidade do casal. Porém, estudos anteriores mostraram que distúrbios de sono podem atrapalhar as mulheres que querem engravidar, além de diminuir a qualidade do sêmen do homem. Ou seja, cidades excessivamente noturnas podem não ser o melhor lugar para um casal em fase gestacional. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.