É muito ruim segurar o espirro?

30/08/2017 às 03:001 min de leitura

Existem diversas formas de diferenciarmos as pessoas uma das outras, e uma delas é através de seu espirro. Enquanto algumas parecem fazer dessa reação uma fonte de expurgar tudo que há de ruim dentro delas com um gigantesco barulho, outras preferem segurá-lo, espirrando de maneira silenciosa e discreta.

Também existem aquelas que praticamente internalizam o espirro. Mas segurar o espirro é prejudicial à saúde? Estudos comprovam que sim, é possível ter diversos tipos de problema se você não o liberar com toda sua potência.

O médico otorrinolaringologista Michael Benninger explica que já atendeu vários pacientes que tiveram o tímpano perfurado depois de segurarem o espirro. Benninger diz que eles podem existir em diversas potências e chegam a ser expelidos a até 800 km/h! Ao canalizar essa força para dentro de seu corpo, diversas estruturas podem se danificar.

Segurar o espirro pode danificar várias parte de seu corpo

“O espirro pode limpar o nariz de substância irritantes, como vírus”, explica Benninger. E ele diz que isso “pode acontecer”, já que não existem estudos que comprovem outra função do dito cujo. Além disso, a forma de seu rosto e nariz, a sua cultura e a capacidade de seus pulmões determinam como são esses fenômenos. Segurar um espirro pode fraturar sua laringe, intensificar dores na coluna e no nervo facial, além de causar retração da musculatura de diversas partes de seu corpo. Dificilmente isso leva à morte, mas não é impossível.

Espirrando corretamente

Além disso, o médico indica que é necessário “cobrir” a boca na hora de espirrar, para não projetar as substâncias causadoras do espirro – como os vírus – para uma determinada área. Porém, isso não deve ser feito com as mãos, pois tudo que você tocar depois do espirro será contaminado por essas substâncias. O ideal é cobrir a boca com a dobra de seu braço, principalmente se você estiver com uma roupa de manga comprida, que vai absorver os “malefícios” que seu corpo está expelindo.

Agora, falta os especialistas entenderem por que fechamos os olhos ao espirrar ...

*Publicado em 03/08/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: