Afinal, por que os homens têm mamilos?
291
Compartilhamentos

Afinal, por que os homens têm mamilos?

Último Vídeo

Já que são as mulheres que amamentam os filhos, por que diacho os homens possuem mamilos? O assunto é polêmico, e se você já se perguntou sobre isso, saiba que não é o único. De acordo com a lógica de Lamarck, os seres masculinos não deveriam mais conter essa parte do corpo. Mas por que elas ainda estão lá?

A Ciência tem uma explicação: quando o embrião é formado, ele ainda não possui um sexo. Assim, vários tecidos são criados antes mesmo de sabermos se nasceremos homens ou mulheres. Por isso, quando o cromossomo Y começa a “funcionar” e determina que aquele embrião será do sexo masculino, nosso “eu” embrionário já tem os mamilos desenvolvidos.

Alguns mamíferos, como o camundongo, têm um processo embrionário semelhante. Porém, quando o sexo é definido, uma proteína se torna responsável por “destruir” esse tecido mamário já formado. Além dos ratinhos, animais como o ornitorrinco e o cavalo também já nascem com o peito “lisinho”.

Os mamilos são formados no útero antes da definição do sexo do embrião

Aleitamento e câncer de mama

Apesar de os mamilos não terem uma função no corpo masculino, é curioso saber que ele pode produzir leite! Isso acontece porque todo homem tem certo nível de estrogênio – o hormônio feminino. Se o indivíduo sofrer com alguma doença que afete sua produção hormonal, as glândulas mamárias podem crescer e inclusive produzir leite.

Além disso, é bom ficar atento para o câncer de mama masculino. Apesar de ser muito mais raro do que em mulheres, ele é tão perigoso quanto. Caso você note alguma anomalia em seu peito, procure um posto de saúde para maiores informações.

*Publicado em 11/9/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.