Afinal, por que os homens têm mamilos?

28/04/2017 às 04:021 min de leitura

Já que são as mulheres que amamentam os filhos, por que diacho os homens possuem mamilos? O assunto é polêmico, e se você já se perguntou sobre isso, saiba que não é o único. De acordo com a lógica de Lamarck, os seres masculinos não deveriam mais conter essa parte do corpo. Mas por que elas ainda estão lá?

A Ciência tem uma explicação: quando o embrião é formado, ele ainda não possui um sexo. Assim, vários tecidos são criados antes mesmo de sabermos se nasceremos homens ou mulheres. Por isso, quando o cromossomo Y começa a “funcionar” e determina que aquele embrião será do sexo masculino, nosso “eu” embrionário já tem os mamilos desenvolvidos.

Alguns mamíferos, como o camundongo, têm um processo embrionário semelhante. Porém, quando o sexo é definido, uma proteína se torna responsável por “destruir” esse tecido mamário já formado. Além dos ratinhos, animais como o ornitorrinco e o cavalo também já nascem com o peito “lisinho”.

Os mamilos são formados no útero antes da definição do sexo do embrião

Aleitamento e câncer de mama

Apesar de os mamilos não terem uma função no corpo masculino, é curioso saber que ele pode produzir leite! Isso acontece porque todo homem tem certo nível de estrogênio – o hormônio feminino. Se o indivíduo sofrer com alguma doença que afete sua produção hormonal, as glândulas mamárias podem crescer e inclusive produzir leite.

Além disso, é bom ficar atento para o câncer de mama masculino. Apesar de ser muito mais raro do que em mulheres, ele é tão perigoso quanto. Caso você note alguma anomalia em seu peito, procure um posto de saúde para maiores informações.

*Publicado em 11/9/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: