Confira 15 curiosidades fascinantes relacionadas com a água

08/07/2019 às 02:302 min de leitura

1 – Aproximadamente 69% da água doce que existe na Terra se encontram nos glaciares e regiões polares na forma de gelo.

2 – Ainda sobre a água doce, as estimativas apontam que 30% dela se encontram em aquíferos, isto é, “armazenada” debaixo da superfície.

3 – Isso significa que, segundo esses cálculos, apenas 1% da água doce do mundo se encontra disponível para o consumo humano com fácil acesso.

água borbulhando(Giphy 1)

4 – Cerca de 70% do nosso cérebro é composto por água. No caso das águas-vivas e dos pepinos, sua composição é de 95%.

5 – Mas voltando a falar da quantidade de água no corpo humano, a pele é composta por 64% do líquido, enquanto a composição dos músculos e dos rins é equivalente a 79%, mais ou menos. Até os ossos contêm água — 31% deles é correspondente a ela, para sermos mais precisos.

6 – Embora não seja nada legal fazer xixi em piscinas, se aliviar no mar está liberado — uma vez que 95% da urina é composta por água e o nitrogênio presente na ureia pode ser usado como alimento pelas plantas marinhas.

criaturas marinhas(Giphy 2)

7 – Mas, falando em piscinas, a maior do mundo se encontra no Chile, mede pouco mais de mil metros de extensão e contém aproximadamente 250 milhões de litros de água marinha.

8 – Você sabia que os terremotos podem “transformar” água em ouro? Na realidade, o que ocorre é que os fortes tremores de terra podem fazer com que as fissuras presentes nas rochas se abram mais, gerando uma queda repentina na pressão. Com isso, os fluídos — e o ouro dissolvido neles — presentes nessas fraturas acabam vazando rapidamente, liberando o material precioso.

9 – Os camelos são capazes de beber incríveis 200 litros de água, mais ou menos, em apenas três minutos.

gato bebendo água(Giphy 3)

10 – E os gatos possuem rins tão eficientes que esses animais são capazes de se reidratar mesmo bebendo água do mar!

11 – Os cientistas descobriram um imenso “reservatório” de água no espaço que contém o equivalente a 140 trilhões de vezes a quantidade de água presente nos oceanos da Terra.

12 – A palavra “whisky” é um vocábulo gaélico cuja tradução significa “água da vida”.

13 – Curiosamente, o som viaja quase 5 vezes mais depressa debaixo d’água do que no ar.

Patinho mergulhando(Giphy 4)

14 – Um estudo apontou que viver em um local com vista para o mar — ou para a água em geral, seja na forma de um rio, lago etc. — pode tornar as pessoas mais calmas, felizes e motivar a criatividade.

15 – As pessoas que vivem na África e na Ásia são obrigadas a se deslocar por, em média, 6 quilômetros para coletar água.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: