10 curiosidades relacionadas com o Natal para despertar o espírito festivo

10 curiosidades relacionadas com o Natal para despertar o espírito festivo

Último Vídeo

1 – Sabia que um levantamento realizado nos EUA em 2013 apontou que 1 em cada 3 judeus que vivem no país montam Árvores de Natal em suas casas durante as festas de fim de ano?

2 – Ainda no tema dessa religião, os autores de algumas das músicas natalinas mais conhecidas nos EUA — e no mundo —, como “I’ll be Home for Christimas”, “The Christmas Song”, “Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow” e “White Christmas” (você pode ouvir as canções nos links), eram judeus.

Minions natalinos(Giphy)

3 – Como você sabe, Christmas é Natal em inglês. Mas você conhece a origem dessa palavra? Ela vem do antigo termo anglo-saxão Cristes maesse, que em inglês moderno significa “Christ’s mass” — ou “missa de Cristo”.

4 – E ainda sobre o Natal nos EUA, a festividade foi considerada ilegal por lá até 1836 por conta de suas raízes pagãs.

Enfeite de natal(Giphy)

5 – As primeiras Árvores de Natal artificiais surgiram na Alemanha, no século 19, e eram feitas de penas de ganso tingidas de verde que eram presas em galhos feitos de arame.

6 – Já as primeiras Árvores de Natal de plástico apareceram em 1930, depois que um fabricante daquelas escovinhas de limpar vasos sanitários (sabe quais?) norte-americano decidiu produzir os itens em massa. Aliás, as unidades mais antigas inclusive eram feitas com o mesmo material, só que pintadas de verde.

Árvore de Natal caindo(Giphy)

7 – As luzinhas decorativas foram criadas antes, em 1882, e quem teve a ideia foi um assistente de Thomas Edison chamado Edward Johnson. De qualquer forma, os adereços só começaram a ser produzidos em massa em 1890. E antes de seu surgimento, as Árvores de Natal costumavam ser iluminadas com pequenas velas, um costume que data de meados do século 17 — e que, cá entre nós, deve ter causado incontáveis incêndios!

Mulher com guirlanda na cabeça(Giphy)

8 – Uma pesquisa realizada há alguns anos — com dados obtidos a partir do Facebook — apontou que as semanas que antecedem o Natal são o período mais popular para o término de relacionamentos amorosos.

9 – Na Nova Zelândia, é proibido veicular comerciais de TV na Sexta-Feira Santa, na Páscoa, no Dia ANZAC — celebrado em 25 de abril para lembrar a Batalha de Gallipoli, na 1ª Guerra Mundial — e no Natal.

Muitas cenas natalinas(Giphy)

10 – Embora o Natal seja celebrado em muitos países no dia 25 de dezembro, boa parte das nações da Europa Oriental, seguidoras da Igreja Ortodoxa — entre elas, a Russa e a Romena —, comemoram a data no dia 7 janeiro.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.