Se você gosta de desafios linguísticos, o finlandês é para você!

28/05/2021 às 10:002 min de leitura

Aprender um idioma não precisa estar necessariamente ligado com uma obrigação ou seu perfil profissional. Falar outras línguas também significa imergir em uma nova cultura e se desafiar, e como um bônus se divertir ao entrar em um universo de uma língua totalmente diferente do seu.

O finlandês é um ótimo exemplo. No norte do continente europeu, a Finlândia foi apontada pelas Nações Unidas como o país mais feliz do mundo. Afinal, como não ser quando alguns de seus atributos são qualidade de vida, estudo gratuito e paisagens de tirar o fôlego? Não é à toa que os fãs de Duolingo pediram tanto pelo curso.

Se você se sentasse e tentasse inventar poesia desde os primórdios dos tempos, como seriam esses versos? Se você escrevesse feitiços mágicos, o que esses feitiços conteriam? Se você fosse imaginar a linguagem dos imortais, como isso soaria? Para J.R.R. Tolkien, a resposta foi o finlandês. O autor escreveu a saga O Senhor dos Anéis e, para a linguagem dos Altos Elfos, se inspirou na língua. Ele gostava tanto do país e do idioma que aprendeu sozinho.

a

E a popularidade do finlandês não para por aí. No final do ano passado, o Duolingo Language Report, nosso relatório anual, apontou que os britânicos estão utilizando o app para aprender como uma forma de diversão. E o finlandês é uma das línguas que eles têm buscado.

Você sabia que a palavra 'sauna', por exemplo, é uma das únicas do idioma que é utilizada em inglês com frequência? Ou então que o país tem quase uma por pessoa?

O finlandês é um dos idiomas falados nas regiões mais setentrionais da Europa, no círculo ártico, em toda a Europa central e em todo o caminho leste até a Sibéria, muito antes de outras línguas mais conhecidas se firmarem por lá, como é o caso do sueco, que é o segundo idioma oficial da Finlândia, e do russo.

Apesar de ser altamente complexa, a língua fino-úgrica possui atributos interessantes que podem facilitar o aprendizado, como o fato de ter poucos verbos irregulares e ter alguns sons encontrados no francês, por exemplo.

Para mudar o significado, o tom da frase e até para formar algumas perguntas, são usados sufixos chamados partículas. Além disso, o finlandês possui 15 casos gramaticais e é conhecido pela combinação considerável entre vogais em suas palavras.

Se você ficou curioso e quer se aventurar pelo desafio, experimente aprender finlandês no Duolingo (disponível no app para falantes de inglês), maior plataforma de aprendizado de idiomas online, que tem como uma de suas principais missões proporcionar educação gratuita para todos de forma divertida e eficaz.

Onnea! (Boa sorte!)

  • Coluna escrita com colaboração de Hope Wilson

***

Analigia Martins é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: