Seja o primeiro a compartilhar

Teclas F1 a F12 do computador: para que elas servem?

Você muito provavelmente já usou, em alguma ocasião, pelo menos uma das teclas de função do teclado do seu computador ou notebook para acessar de forma rápida um determinado recurso. Seja no Windows ou no Mac, elas podem funcionar sozinhas ou combinadas a outros botões, como ALT e CTRL.

Localizadas na parte superior do teclado, algumas vezes acompanhadas por símbolos e desenhos, essas teclas especiais têm funções que variam conforme o sistema operacional do dispositivo. Tal característica acaba causando confusão em muitas pessoas, que ficam sem saber para que servem as teclas F1 a F12.

Pensando nisso, reunimos aqui as principais funções das teclas F1 a F12. Confira!

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

F1

No Windows, ela aciona o menu de ajuda do sistema ou do programa aberto, mas também pode exibir ou ocultar o menu de opções do Word e do Excel, se acionada junto com a tecla CTRL. Já no macOS, ela reduz o brilho da tela.

F2

No Windows, geralmente serve para abrir a prévia da impressão de um arquivo no Word, quando pressionada junto ao CTRL, enquanto no sistema da Apple ela aumenta o brilho do monitor — pode ter essa função em alguns dispositivos Windows também.

F3

Abre uma janela de busca/pesquisa no "explorador de arquivos" e torna uma palavra selecionada maiúscula ou minúscula se acionada com Shift. No Word para Mac, ela copia conteúdos para a área de transferência.

F4

Pressionar ALT + F4 fecha a janela aberta ou programa no Windows, enquanto no macOS ela ativa/desativa o Launchpad.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

F5

A F5 é a famosa tecla de atualização de páginas, mas também inicia apresentações no PowerPoint e abre a função "Localizar e substituir" no Office. Já no Mac, ela reduz a luz das teclas.

F6

Alterne entre documentos do Word pressionando CTRL + Shift + F6no Windows. Pressioná-la no Mac serve para aumentar a intensidade da iluminação das teclas.

F7

No Windows, se acionada junto à tecla ALT, ativa o corretor gramatical e ortográfico do Word, enquanto no macOS o mesmo recurso é acionado apenas pelo F7. Além disso, no Mac, Shift + F7 abre o dicionário de sinônimos.

F8

O F8 habilita o modo de segurança do Windows se pressionada durante a inicialização da máquina. No Word para macOS, a tecla otimiza a seleção de texto.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

F9

Tanto no macOS quanto no Windows, a F9 atualiza a caixa de entrada do Outlook, atualiza documentos do Word e recalcula fórmulas no Excel.

F10

Basicamente, a F10 abre a barra de menus de um programa se ativada sozinha no Windows e quando pressionada com a tecla Fn no Mac. Também permite acessar às BIOS do computador.

F11

No Windows, a F11 ativa o modo tela cheia do navegador. Já no sistema da Apple, ela reduz o volume na reprodução de áudio.

F12

Por fim, no Windows, pressione a tecla F12 para abrir a opção “Salvar como”; se pressionada junto ao CTRL, ela abre um documento, e com o combo CTRL + Shift + F12, ela imprime no Word. Já no macOS, essa tecla de função aumenta o volume.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.