Ciência
02/06/2023 às 02:00•3 min de leitura
É fato que há muita desinformação sobre o aprendizado de idiomas por aí: quanto tempo leva, quão difícil é, o que você precisa fazer para se sentir confortável usando um novo idioma… Mas aqui vou compartilhar a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns sobre o aprendizado de idiomas, que muitas vezes até impedem alguns alunos de se dedicarem ao estudo.
Um dos mais comuns, e que você já deve ter ouvido muito, é que é preciso memorizar todas as palavras do idioma. A verdade: ninguém conhece todas as palavras em sua própria língua, muito menos na língua que está aprendendo. E uma comunicação bem-sucedida também não depende disso. O mais importante é ser capaz de explicar o que você quer dizer e entender as explicações dos outros. Você encontra novas palavras em seu próprio idioma o tempo todo e, mesmo que uma palavra seja totalmente nova para você, muitas vezes é possível obter seu significado a partir de pistas de contexto ou de um palpite.
Outro mito comum é que você pode se tornar fluente rapidamente. A verdade: não há soluções rápidas, truques fáceis ou maneiras de aprender um idioma inteiro em seis semanas, por exemplo. O aprendizado de idiomas leva mais tempo e sempre envolve treinar seu cérebro para fazer novas conexões entre palavras, gramática e como elas são pronunciadas. Mas fique tranquilo, isso faz parte do processo.
Mais um mito: pessoas mais velhas não podem aprender novos idiomas. Mentira! Com os recursos certos, motivação e chances de interagir e usar o idioma, os adultos também podem aprender. Sabemos que as crianças são ótimas aprendizes de idiomas, mas existem diferenças entre os cérebros de crianças e adultos. Os adultos também precisam de mais tempo, levando em consideração as obrigações familiares e de trabalho. É por isso que é ainda mais importante desenvolver bons hábitos de estudo que possam sobreviver às agendas agitadas e mantê-lo no caminho em sua jornada de aprendizado. No Duolingo, por exemplo, com alguns minutinhos por dia você já consegue completar lições e criar uma rotina.
Um mito que já foi desmentido, mas precisa ser citado, é que a pronúncia tem que ser perfeita para ser compreendida. A verdade é que todo mundo tem sotaque em seu próprio idioma (e como no Brasil, até mesmo em cada região do país), e em outras línguas não é diferente. Os alunos às vezes pensam que precisam "soar como nativos" para se comunicar com sucesso, mas essa "meta" é irrealista e (felizmente) desnecessária. Então, foque em aprender as palavras e com o tempo você vai aperfeiçoando os fonemas. No app e na nossa playlist do Spotify, os personagens podem te ajudar nisso.
Para muitos alunos, falar é mais intimidador do que ler ou escutar. Porém, não fique com medo e comece a falar o novo idioma já no primeiro dia, pois isso poderá te beneficiar (e muito!). Outro mito sobre o aprendizado é que é melhor esperar até que você tenha feito algo antes de começar a praticar a fala. Esse "algo" pode ser desde terminar uma unidade específica no Duolingo, ou sentir-se à vontade para escutar, ou saber mais vocabulário ou gramática, mas quanto mais você adiar a prática dessa importante habilidade, mais difícil será começar. Pense em praticar o que você sabe.
O último mito — e não menos importante — é que precisamos logo de primeira aprender toda a gramática correta. A verdade é que você pode sim transmitir seu ponto de vista muito antes de aprendê-la. O que é registrado em livros como gramática "adequada" geralmente é muito diferente de como as pessoas realmente falam. Especialmente no começo, é mais importante focar em ser compreendido do que ter tudo exatamente certo. Isso virá com o tempo e muita prática.
Quando se trata de aprender um novo idioma, às vezes a verdade sobre como aprendemos a nos comunicar é mais surpreendente do que os mitos. Por isso, não caia neles e nem se sabote! Agora que você já sabe a realidade, comece já ou até mesmo retome de onde parou. Prometo que não vai se arrepender.
***
Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.