publicidade

Banheiros japoneses terão painéis com botões holográficos

28/02/2021 às 12:002 min de leitura

A empresa Murakami Corporations, uma das maiores fabricantes de peças automotivas no Japão, anunciou que está trabalhando em parceria com a start-up Parity Innovations para instalar, em diversos banheiros no país, painéis com botões holográficos de alta tecnologia, de forma a evitar o contato e a propagação de germes e bactérias nos locais.

A instalação dos painéis de holograma foi estudada durante a pandemia, época em que tanto se fala sobre a importância da higiene das mãos e os cuidados diários em manter os dedos sempre limpos. Dessa forma, foi observada uma brecha nos banheiros japoneses, que apesar de possuírem dispositivos com funções de secagem altamente revolucionárias, não são capazes de manter as mãos limpas com maior eficiência.

Segundo a empresa por trás do planejamento, a intenção é substituir os painéis de botões físicos convencionais dos banheiros para darem lugar à um sistema integrado de hologramas, no qual as máquinas reconhecerão o usuário e instantaneamente ativarão uma mecânica virtual que parece pairar no ar. Os toques serão realizados através de entradas touchscreen sem que haja a sensação de pressão, sendo suficiente para que o equipamento entenda o comando.

Tecnologia de ponta

A patente do holograma é chamada de “Tecnologia Flutuante do Pictograma” e permite a visualização de operações flutuantes através de um sensor infravermelho capaz de detectar quando um dedo humano se aproxima. Dá-se então início a uma renderização em alta velocidade da tela virtual, realizada através de um dispositivo conhecido como “espelho de paridade”.

(Fonte: Murakami Corporation / Reprodução)
(Fonte: Murakami Corporation / Reprodução)

Segundo os engenheiros, o display holográfico ficará visível de qualquer posição ou distância, criando uma espécie de “ilusão definitiva” tal como ocorre em relação aos objetos reais. A série de comandos surge de forma limpa e visível, com os códigos das funções, cores relativas e outros detalhes como horas e dia do mês.

Com o tempo, a Murakami Corporations também pretende levar suas tecnologias para elevadores, entrada de hospitais, operações de caixas eletrônicos. Porém, a produção em massa dos painéis está prevista para ocorrer apenas em algum período de 2022, então ainda devemos demorar um tempo para ver como irão funcionar na prática.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: