Saúde/bem-estar
02/07/2021 às 13:00•2 min de leitura
Manter a casa regularmente em ordem não é uma das tarefas mais simples e, muitas vezes, a pressa e os maus hábitos podem estar deixando a higiene do lar ainda pior, especialmente se as pessoas insistem em técnicas tradicionais que são repassadas nos mais diversos meios de interação e que não possuem embasamento além do "deu certo comigo".
Confira abaixo alguns desses mitos da higiene e limpeza do lar que podem estar contribuindo para a casa ficar ainda mais suja.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Apesar de funcionar como ótimo removedor de manchas em roupas e no banheiro, o alvejante não deve ser utilizado em qualquer tipo de superfície, pois não é eficiente para remover sozinho sujeira e fuligem em balcões multiuso. O recomendado é uni-lo com outros itens de limpeza como bicarbonato de sódio.
(Fonte: Seek PNG / Reprodução)
Os espanadores não são os acessórios mais recomendados para quem deseja filtrar a poeira ambiente, já que acabam espalhando ainda mais a sujeira e causando complicações. Caso deseje limpar completamente espaços com pó, cabelo, fuligem e outros, o ideal é substitui-lo por um pano úmido ou aspirador de pó.
(Fonte: Cultura Mix / Reprodução)
Há anos, as folhas de jornais úmidas funcionam como excelentes limpadores de superfícies de vidro e se destacam por não gerar riscos ou embaçados. Porém, os materiais mais recentes dos papéis são mais frágeis e se deterioram com muita facilidade, algo que pode acabar comprometendo a limpeza e criando mais sujeira ao redor, sem trazer qualquer tipo de benefício.
(Fonte: Triider / Reprodução)
O vinagre pode quebrar um galho durante a limpeza de locais gordurosos, mas resulta em danos como marcas e manchas caso seja utilizado em bancadas de granito ou pisos de madeira.
(Fonte: Espuma Mágica / Reprodução)
O uso de água fria ou morna ainda é uma incógnita para quem possui hábitos de limpeza e seu mau uso pode estar deixando materiais e superfícies ainda mais sujas. Recomenda-se utilizar água fria apenas para economizar energia e preservar cores ao lado de detergentes, enquanto a água morna é ideal para remoção de manchas e eliminação de germes em tecidos.
(Fonte: Xiaomi / Reprodução)
Os purificadores de ar não possuem função de limpeza e se resumem apenas a exalar um bom cheiro e umidificar os locais. Eles não substituem o efeito de flores ou essências e se destacam por ter efeitos imediatos, durando apenas no tempo em que borrifam o ar.
(Fonte: Green Living Adventures / Reprodução)
Limpar a madeira com frequência pode acabar com o material das superfícies e, com o tempo, a madeira perde suas cores e consistência, tornando-se fragilizada e suscetível à deterioração. É importante saber dosar a periodicidade da limpeza com o polidor e utilizar levemente panos de microfibra.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Além de acumular suor, o lençol é um verdadeiro berço para poeira e sua superfície de contato extensa contribui para a retenção de ácaros. Devido a seu uso diário, o recomendado é lavá-lo semanalmente com água quente, visto que é a maneira ideal de eliminar germes e manchas.