Por que as mulheres competem de biquíni em algumas modalidades?

23/07/2021 às 05:002 min de leitura

Recentemente, o time feminino de handebol de praia da Noruega foi multado pela Federação Europeia de Handebol por ter competido usando shorts em vez de biquínis. De acordo com uma reportagem do The New York Times, o uso de biquínis é mandatório para mulheres dentro da modalidade, enquanto os homens podem usar shorts "não muito largos" e que permaneçam a 10 cm acima do joelho.

Ao longo dos últimos anos, essas regras vêm sendo contestadas pela equipe norueguesa, que não concorda com a disparidade entre gêneros. Na visão do time, a questão não é retirar os biquínis de uma vez por toda dos esportes, mas ser contra a obrigatoriedade criada por algumas modalidades apenas para as mulheres.

Uso de biquíni nos esportes

(Fonte: Reprodução/Twitter)(Fonte: Reprodução/Twitter)

Principalmente em esportes de verão, que são jogados nas praias, os biquínis costumam ser uma opção frequente de uniformes. Como no caso do handebol e do vôlei de praia, esse tipo de vestimenta pode ser ótimo para jogar no calor e se locomover rapidamente pela areia.

Entretanto, esse não é um estilo que agrada todas as atletas. "Eu nunca me senti confortável em jogar de biquíni", disse Jennifer Kessy, medalhista de prata na Olimpíada de Londres em 2012, para o Today. "Eu me peguei ajustando minha peça o tempo todo e, além de constrangedor, claro, tirava meu foco da partida que eu estava jogando", afirmou Kessy.

Na visão de Kessy, o argumento de que os biquínis seriam mais práticos para a prática de esportes na areia não funciona para ela. Para a atleta norte-americana, é muito mais fácil para a areia entrar nesse tipo de traje ao realizar um mergulho de peito e não é nem um pouco fácil de lidar com esse problema depois.

Busca por liberdade

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Ao contrário de outras modalidades femininas, algumas atletas não são obrigadas a competir de biquíni. Entretanto, muitas delas acabaram ficando acostumadas com esse modelo de uniforme e os utilizam até hoje por ser algo que já ficou marcado em suas rotinas. 

Após ser criticada por sua roupa ser inapropriadamente curta, a atleta britânica paraolímpica Olivia Breen disse em suas redes sociais: "eu tenho usado o mesmo estilo de roupas de baixo sprint por muitos anos e elas são projetadas especificamente para competir".

Sejam roupas curtas demais, sejam longas demais, as mulheres parecem sempre serem alvo de críticas. Porém, a luta por liberdade de escolha do que elas podem usar nas modalidades esportivas não deveria ser algo passível de multa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: