Você sabia que existem vinhos que não são veganos?

16/08/2022 às 04:002 min de leitura

É seguro dizer que é praticamente de conhecimento geral que vinho é feito de uvas e, portanto, a bebida a popular bebida é vegana. Correto? Bem, não necessariamente.

Afinal, por diferentes motivos, vinícolas muitas vezes utilizam certos agentes para deixar a bebida com visual mais cristalino, mais atraente, e às vezes estes componentes são de origem animal. Mas e aí, o vinho ainda é ou não vegano?

O que são vinhos veganos?

Vinhos veganos são aqueles que não utilizam agentes de origem animal em seu processo de fabricação. Nestes casos, depois de esmagar as uvas, o mosto fica em fermentação até que o açúcar da fruta seja transformado em álcool. O resultado desse processo é o vinho propriamente dito — e até aqui a bebida ainda é vegana.

O problema é que, do ponto de vista comercial, a bebida pode não estar ainda em seu estado comercializável. Acontece que o processo de fermentação pode deixar o vinho com aparência turva, o que pode ser interpretado como sujeira ou impureza pelo cliente final. Por isso, muitas vinícolas usam um processo chamado clarificação.

Nem todo vinho é vegano

Para deixar a bebida alcoólica com visual mais límpido, alguns fabricantes costumam utilizar agentes de origem animal para clarear a bebida ao remover as moléculas indesejadas, responsáveis pelo visual turvo. No vinho vermelho, a albumina encontrada na clara do ovo é usada para remover as moléculas "desnecessárias" e deixar a bebida cristalina. Já no caso do vinho branco, a caseína (uma proteína encontrada no leite) é utilizada para deixar a estética mais atraente e comercializável.

Algumas vinícolas podem usar proteínas de origem animal para filtrar e clarear o vinho. (Fonte: Gettyimages)Algumas vinícolas podem usar proteínas de origem animal para filtrar e clarear o vinho. (Fonte: Gettyimages)

Uma vez que o trabalho é realizado e as moléculas são filtradas, tanto a caseína quando a albumina são retiradas da bebida. Mas ainda podem ficar resquícios destes agentes no produto final, o que é suficiente para que o vinho não seja mais considerado vegano.

Ainda assim, em muitas casos o cliente final pode nem mesmo saber que proteínas animais estão presentes em sua bebida, mesmo que somente em quantidades baixíssimas. Como são utilizadas somente no processo de fabricação na função de agentes, e não de aditivos, as proteínas podem não ser listadas no rótulo da garrafa.

Como saber se o vinho é vegano?

Existem algumas formas de saber se o vinho pode ser consumido por pessoas veganas. Como nem sempre é fácil identificar as informações na garrafa, listamos a seguir algumas dicas para você descobrir se a sua opção de vinho é vegana ou não.

Existem algumas formas de descobrir se o seu vinho é vegano. (Fonte: Gettyimages)Existem algumas formas de descobrir se o seu vinho é vegano. (Fonte: Gettyimages)

  • Procure por termos como "unfiltered", "não filtrado" ou "métodos de autoclarificação natural", que costumam indicar que o vinho não passou pelo processo de clarificação;
  • Se a bebida tiver o selo Kosher, ela é ideal para veganos. Afinal, o termo indica que o processe de fabricação seguiu as regras do judaísmo, que proíbe o uso de quaisquer substâncias de origem animal.
    • A exceção neste caso é a clara de ovo, que é aceita pelo judaísmo. Então esteja ciente que o produtor pode ter usado ovos no processo de filtragem da bebida.

Por fim, você sempre pode pesquisar um pouco sobre a vinícola para saber se a fabricante utiliza ou não produtos de origem animal em algum estágio da produção da bebida. Como nem sempre as informações relevantes não estão no rótulo, pode ser importante conhecer a procedência do vinho.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: