As 6 cidades mais sustentáveis do mundo

01/02/2023 às 10:002 min de leitura

Apesar dos desafios para atender uma agenda sustentável serem consideráveis para cidades que já possuem um modelo de desenvolvimento consolidado, não faltam oportunidades de investir em formas de promover a sustentabilidade.

Avaliar quais locais são destaque nesse sentido, portanto, pode ser uma maneira de destacar projetos e ações que merecem ser espalhadas e adotadas ao redor do mundo. 

Pensando nisso, a partir de uma análise que considerou os impactos ambientais, sociais e econômicos, a Arcadis listou as cidades mais sustentáveis do planeta em 2022. Confira, agora, quais são elas:

1. Oslo (Noruega)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Sob o ponto de vista ambiental, a capital da Noruega apresenta vários elementos que a fazem merecer a primeira posição, como a ampliação da frota de ônibus e de automóveis elétricos e a grande disposição de espaços verdes, a exemplo de ruas destinadas exclusivamente aos pedestres. Oslo também apresenta redução nos índices de poluição do ar, contribuindo tanto para a elevação da qualidade de vida da população quanto para atenuar os danos ambientais.

2. Estocolmo (Suécia)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A capital sueca é considerada modelo em vários aspectos, não causando surpresa por aparecer na segunda posição. Além da preocupação com a poluição do ar e o incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta, a cidade de Estocolmo também é um polo de investimentos em energia verde. Na cidade, 99% do lixo gerado é reciclado – e a meta é zerar o desperdício.

3. Tóquio (Japão)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O que torna a capital do Japão um dos destaques, sendo a única cidade fora da Europa presente entre os primeiros colocados, é a promoção do uso de energias renováveis, com destaque nos esforços utilizar a tecnologia como meio de mitigar os problemas ambientais, o que contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Um dos planos ambiciosos que a cidade de Tóquio possui é o de zerar as emissões de carbono até 2050.

4. Copenhague (Dinamarca)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A cidade de Copenhague, eleita capital verde europeia no ano de 2014 e famosa por ser uma das melhores do mundo para ciclistas, também está no topo do ranking de cidades sustentáveis, mostrando o quanto a constante adoção de práticas mostra resultados a médio e longo prazo. A cidade também é referência na produção de energia eólica captada em alto mar, fruto de projetos iniciados nos anos 1970.

5. Berlim (Alemanha)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Além da grande presença de áreas verdes, a cidade é destaque em programas de redução na emissão de poluentes, estimulando a expansão do setor de energia renovável. Há outros projetos de caráter ambiental que atuam há décadas, como o de gestão dos resíduos sólidos, iniciado nos anos 1970, que promove o reaproveitamento dos materiais. Além disso, Berlim conta com uma excelente infraestrutura de transportes, contribuindo com a redução do uso de automóveis.

6. Londres (Inglaterra)

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A cidade inglesa também conta com uma lista de pontos que a colocam numa posição de destaque, dentre eles, a ampla presença de áreas verdades espalhadas, que possuem um papel importante para os problemas enfrentados pela poluição do ar. Ao todo, são mais de 3 mil parques. E não é de hoje que Londres se mostra disposta a superar desafios de grande magnitude, a exemplo da bem-sucedida despoluição do Rio Tâmisa (maior que o Rio Pinheiros, em São Paulo, para efeito de comparação), ocorrida entre 1958 e 1980.

Afinal, onde estão as cidades brasileiras?

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)

A cidade brasileira mais bem posicionada no ranking é São Paulo, na 84ª posição, seguida pelo Rio de Janeiro na 87ª. A capital fluminense também é citada no relatório como uma das cidades com potencial para se desenvolver nesse aspecto ambientalista, necessitando de maiores investimentos para isso.

Apesar dos desafios vivenciados, é possível apostar em modelos mais sustentáveis de diversas formas. Afinal, como mostram algumas das cidades elencadas nas primeiras posições, isso não significa que os problemas tenham acabado, mas que é possível trilhar um caminho seguro rumo ao desenvolvimento sustentável.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: