Ciência
24/03/2023 às 14:00•2 min de leitura
Conciliar vida pessoal e profissional pode ser uma tarefa árdua quando se está construindo uma família. Afinal, ter que resolver todas as suas pendências do trabalho, traçar planos de carreira, realizar tarefas domésticas e ainda ter que pensar em todos os diversos cuidados que uma criança exige tende a ser uma responsabilidade imensa para muitos papais e mamães espalhados pelo mundo.
Na Alemanha, no entanto, a lei nacional possui um "copo d'água" para quem está passando por esse tipo de situação. Inclusive, esse é o único país do mundo em que pais em dificuldades possuem direito legal ao "Kur", uma licença de saúde que dura cerca de três meses e pode ser acionada a cada quatro anos. Entenda como isso funciona!
Fonte: GettyImages)
O Kur é um direito dos cidadãos alemães e precisa ser receitado por um médico. Os custos dessas três semanas de férias forçadas são quase todos cobertos por seguro — incluindo refeições, creche e terapias. Essencialmente, essa licença pode servir não só para tratar um problema de saúde, mas como medida preventiva para que pequenos problemas na vida dos alemães aumentem de proporção e se desenvolvem para questões ainda piores.
Conforme relatado em matéria feita pela BBC, além de terapias psicológicas, a licença também cobre custos para diversas outras atividades de relaxamento, como sessões de meditação, ioga e até mesmo spa. O consumo de álcool, no entanto, é estritamente proibido durante as sessões, o que indica que o foco nesse momento é mesmo em fazer com que as pessoas coloquem a cabeça "no lugar".
Embora o Kur pareça mesmo com um período de férias, pesquisas demonstram que os retiros em clínicas são bastante eficazes para prevenir problemas de saúde maiores. Durante a pandemia de covid-19, o número de alemães que passaram a procurar ajuda desses locais aumentou consideravelmente.
Segundo a Deutsches Müttergenesungswerk, que administra cerca de 70 clínicas que oferecem retiros por toda a Alemanha, a maioria dos pacientes aparece com problemas psicológicos, como ansiedade, insônia ou sintomas depressivos. Logo, o trabalho feito pelos médicos nesses ambientes é ensinar esses pais a suportarem a pressão do dia a dia.
(Fonte: GettyImages)
O Kur é um direito que surgiu na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Elly Heuss-Knapp, política e esposa do primeiro presidente da antiga Alemanha Ocidental, Theodor Heuss, foi quem decidiu fundar a Müttergenesungswerk como forma de apoio a mães esgotadas pelas marcas da grande guerra.
As primeiras pacientes foram mães que sofreram os efeitos do conflito armado e da subnutrição ao mesmo tempo que tinham a obrigação de cuidar de seus filhos e maridos traumatizados pela brutalidade humana que vivenciaram durante quase uma década.
Apesar de existirem estudos indicando que uma licença de três semanas não consiga resolver todos os problemas que pais fatigados possuem como toque de mágica, os indicadores coletados pelo governo alemão mostram que o Kur traz um forte impacto para pais e mães em momentos de crise.
Através da prevenção, a Alemanha tem batalhado para tornar seus cidadãos mais saudáveis, auxiliá-los nas tarefas rotineiras e oferecer uma qualidade de vida para todas essas famílias.