Seja o primeiro a compartilhar

Usar sapatos sujos dentro de casa é muito mais perigoso do que você pensa

Provavelmente você já foi educadamente convidado a retirar os seus sapatos antes de entrar em alguma casa. E é possível também que você tenha achado isso uma grande frescura. Mas será que é mesmo? O que carregamos para dentro de nossas casas ao entrar com os nossos sapatos vindos da rua?

A dura verdade é que essa preocupação está certa. Cientistas afirmam que os nossos sapatos sujos trazem muito mais riscos à saúde do que costumamos imaginar.

A sujeira presente nos sapatos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um estudo de 2008 constatou que, em um simples pé de sapato, era possível identificar 421.000 unidades de bactérias, presentes tanto na parte inferior quanto na interna do calçado. Uma dessas bactérias, inclusive, era a famosa Escherichia coli, conhecida por ser capaz de causar diarreias e febre. 

Também foram encontradas nos sapatos outras bactérias bem perigosas: a Klebsiella pneumoniae, que pode provocar uma pneumonia fatal, e a Clostridium difficile, que também causa desconforto gastrointestinal, mas, além disso, tem o poder de causar colite (nome dado a um tipo de inflamação do cólon, que é uma porção do intestino grosso). Para piorar, algumas das cepas dessas bactérias são resistentes a antibióticos, tornando tudo mais difícil.

Mesmo que você tire os sapatos antes de entrar em casa, a situação pode se tornar nojenta por conta da presença de animais de estimação em seu lar, que sentam no solo ou até lambem o chão. Tudo isso deveria ser motivo suficiente para ter o hábito de sempre limpar com muito cuidado o seu piso.

As bactérias presentes no ambiente doméstico

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Os cientistas ainda descobriram que as partículas infectadas por bactérias podem subir pelo ar, podendo então serem inaladas ou ingeridas. Segundo os estudos, é preciso lembrar que as pessoas podem passar até 90% do seu tempo dentro de suas casas, e por isso é essencial se preocupar com a limpeza frequente do lar.

Por isso, caso você ainda não o faça, considere adotar a política de tirar os sapatos quando for entrar em casa. E saiba que só isso não basta: também é necessário usar produtos de limpeza desinfetantes, aspirar e esfregar o chão com frequência e manter o espaço doméstico sempre organizado.

A forma mais eficiente de criar esse hábito é colocar uma sapateira perto da porta, e retirar os sapatos imediatamente ao chegar da rua. Em seguida, coloque-os nesse local, ou então dentro de um armário. Assim, você estará evitando espalhar germes e bactérias pelo local sem querer.

Para facilitar a sua vida e a de seus visitantes, disponibilize nesta mesma sapateira chinelos para serem usados em ambientes fechados. Assim, ninguém vai ficar chateado de ter que pisar diretamente no chão gelado.

Outra sugestão que pode ser bem interessante é adotar um robô aspirador, que vai circular pelos ambientes da casa e reduzir consideravelmente a quantidade de patógenos espalhados pelo chão. É mais uma atitude válida em prol da saúde de sua família.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.