6 doenças causadas por bactérias

23/03/2022 às 04:003 min de leitura

As bactérias são organismos microscópicos e unicelulares, que estão entre as primeiras formas de vida conhecidas na Terra. Existem milhares de tipos diferentes de bactérias, e elas vivem em todos os ambientes concebíveis em todo o mundo. Elas podem ser transportadas pelo ar, água, solo, plantas, animais ou até mesmo pelas próprias pessoas.

Diversas das cepas de bactérias que conhecemos no mundo são inofensivas e não oferecem nenhum tipo de perigo para os seres humanos. No entanto, algumas delas são capazes de gerar infecções seríssimas e provocar até mesmo a morte de um indivíduo. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis doenças causadas por bactérias para você entender mais sobre o assunto. Olha só!

1. Antraz

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O antraz é uma infecção grave causada pela bactéria Bacillus anthracis. Ao todo, existe três tipos de antraz no mundo: o pulmonar, o de pele, e o intestinal. Todas essas variantes são mortais quando não tratadas imediatamente e exigem enorme cuidado. Geralmente, essa bactéria vive como esporos e pode ser encontrada no solo.

Essa é uma bactéria que pode viver por um longo período e se tornar resistente ao calor e à radiação. Por isso, costuma ser constantemente usada para bioterrorismo, uma vez que poderia ser lançada em espaços públicos lotados ou enviados por correspondência para contaminar alvos específicos. 

2. Tétano

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Uma das infecções bacterianas mais comuns é o tétano, causada pela bactéria Clostridium tetani. No geral, essa é uma doença que afeta o cérebro e o sistema nervoso, com a toxina da bactéria sendo responsável por paralisar os músculos do corpo.

A infecção também costuma provocar espasmos e pode ser responsável até mesmo por criar dificuldades respiratórias, uma vez que a toxina compromete os nervos envolvidos em diversos tipos de movimentação. A C. tetani costuma ser transmitida por meio de saliva contaminada ou matéria fecal.

3. Tuberculose

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa que infecta os pulmões. Os sintomas incluem febre, perda de peso, suores noturnos e tosse persistente que pode durar muitos meses. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria patogênica no ar que pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de espirros e tosse.

O tratamento nem sempre é necessário para pacientes assintomáticos, porém os pacientes com sintomas manifestos precisam de um longo tratamento com vários antibióticos. 

4. Pneumonia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A pneumonia é uma infecção nos pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou até fungos. Quando se trata de uma pneumonia bacteriana, a responsável é a bactéria Klebsiella pneumoniae. Nesses casos, os alvéolos (sacos de ar) dos pulmões ficam cheios de pus, dificultando a respiração. 

Os sintomas desta infecção incluem tosse com catarro, falta de ar, dor no peito, febre e calafrios noturnos. A maioria dos casos pode ser tratado através do uso de antibióticos, sendo algumas vacinas responsáveis pela prevenção de outros.

5. Gonorreia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A gonorreia é a segunda doença sexualmente transmissível mais prevalente ao redor do mundo, sendo causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e transmitida por meio do contato físico. Quando não tratada, essa doença pode causar complicações graves. 

Nas mulheres, isso pode acabar gerando complicações como a infecção das trompas de Falópio e do útero, enquanto que os homens costumam ter infecções no epidídimo. Em ambos os sexos, a probabilidade de infertilidade costuma ser a complicação mais grave.

6. Peste bubônica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Causada pela bactéria Yersinia pestis, a peste bubônica é considerada o tipo mais comum de peste. Esta doença bacteriana é geralmente caracterizada pelo inchaço dos gânglios linfáticos na virilha e nas axilas. Normalmente, ela é transmitida por pulgas infectadas. 

Historicamente falando, a peste bubônica é considerada uma das infecções bacterianas mais mortais, pois matou mais de 50 milhões de pessoas nos anos 1300.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: