O que são os quadrados coloridos nos tubos de pasta de dente?

O que são os quadrados coloridos nos tubos de pasta de dente?

Último Vídeo

Há muitos motivos motivos para você escolher um tipo de pasta de dente específico, quando se depara com todas as opções na gôndola do supermercado: aquela que cuida dos seus dentes sensíveis, a que tem ingredientes naturais, a que branqueia seus dentes ou deixa o hálito mais fresco... Ou, como este redator que vos escreve, a mais barata mesmo (obrigado, crise, pelos mimos!). Mas será que as cores dos quadrados no verso do tubo deveriam ser um dos fatores de escolha? O que será que elas significam?

O código secreto das pastas de dente

Faz alguns anos que uma imagem como essa abaixo — seja em inglês ou traduzida — circula por aí na internet. Vira e mexe, ela volta a circular de novo e deixa mais pessoas em choque com o código secreto das cores nos tubos de pasta de dente. Veja:

Fonte: Snopes/ReproduçãoFonte: Snopes/Reprodução

Segundo essa fonte "extremamente confiável" chamada internet, os quadrados coloridos no verso dos tubos de pasta de dente querem dizer:

  • verde = natural;
  • azul = natural + substâncias medicinais;
  • vermelho = natural + compostos químicos;
  • preto = química pura;

Ou seja, o tubo preto já diz tudo: significa que a gente vai morrer se usar uma pasta de dente com — minha nossa, que horror! — química pura...

A verdade é bem menos interessante...

Mas essa imagem — e o tal significado dos quadrados coloridos — não passa de boato, né? Até porque uma pasta de dente 100% natural, sem química, só se você pegasse uma plantinha direto do jardim e esfregasse nos seus dentes. Todo produto, por mais natural que seja, tem alguma mistura de ingredientes — e, portanto, química!

Dito isso, então por que raios os tais quadradinhos coloridos estão lá no seu tubo de creme dental? Simples: eles são marcações, para que as máquinas que cortam os tubos ativem seus sensores e saibam onde cortar. Por isso que eles estão bem no finalzinho, onde a embalagem é cortada. E todas as cores servem exatamente para a mesma coisa, porque qualquer cor diferente nesse local vai ativar o sensor. 

Se você quer saber do que a sua pasta de dentes é feita, tem um jeito muito mais simples do que decifrar algum código secreto de cores: ler a embalagem dela. Ou ler esse outro post que publicamos no Mega explicando tudinho.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.